HCFMB apresenta balanço de dois anos e meio de gestão

Com 30 meses de gestão à frente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Superintendente José Carlos Souza Trindade Filho destacou avanços importantes em processos de gestão, capacitação de equipes e fortalecimento das parcerias institucionais em entrevista ao PodHC Botucatu, um novo canal de comunicação acessível e moderno que aproxima ainda mais o hospital da comunidade, iniciativa da Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB.

O período foi marcado pela consolidação administrativa, com foco na expansão da instituição como um todo. Nesse contexto, a capacitação tornou-se prioridade estratégica: equipes assistenciais e administrativas passaram por treinamentos com apoio de instituições de referência. “Esta iniciativa já demonstra resultados muito positivos, com maior eficiência nos fluxos internos e melhoria na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, explica Trindade.

A atuação integrada com o Departamento Regional de Saúde (DRS-VI) e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também tem sido essencial para consolidar o papel do HCFMB como um dos maiores hospitais do interior do Estado. “Além do técnico e financeiro, essa parceria viabiliza uma dupla missão da instituição: oferecer assistência de excelência e ser referência em ensino e formação de profissionais de saúde”, diz.

Entre os avanços estruturais, destacam-se a recente reforma da Enfermaria de Cirurgia Vascular e os projetos em andamento para modernização do Centro Obstétrico e da Enfermaria de Moléstias Infecciosas, que contribuirão para a ampliação dos leitos hospitalares.

O trabalho da atual gestão mira o futuro com metas bem definidas: reduzir tempos de espera para consultas e exames, agilizar encaminhamentos entre unidades de urgência e o HCFMB e ampliar a qualidade da assistência. “O compromisso permanece o mesmo dos pioneiros que fundaram a Instituição: oferecer uma assistência humanizada, com excelência e responsabilidade social.

Números do Tribunal de Contas do Estado de 2024

Mais de quatro milhões de atendimentos por ano. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou seu levantamento anual, que tem como finalidade divulgar a assistência hospitalar pública prestada à população paulista. E em mais um ano, o HCFMB se destaca como um dos maiores hospitais universitários do estado de São Paulo em número de atendimentos.

Entre janeiro e dezembro de 2024, o HCFMB realizou 4.464.340 (quatro milhões, quatrocentos e sessenta e quatro mil e trezentos e quarenta) atendimentos, entre ambulatoriais, urgência, emergência, consultas e exames.

Para o Superintendente, a política de investimentos implementada e o engajamento dos profissionais de saúde transformaram a realidade do hospital nos últimos anos. “O HC de Botucatu tem crescido de forma estável e continuaremos trabalhando para que esse número aumente a cada ano”, finaliza.