HCFMB conquista premiações nacionais e internacionais por mitigação climática

No último mês de outubro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) conquistou dois reconhecimentos que consolidam sua posição de protagonista nacional e internacional em sustentabilidade no setor hospitalar.

Durante a 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), realizado nos dias 29 e 30 de outubro no Rio de Janeiro, o Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB recebeu pela quarta vez o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA), concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. Em 2024, quase 200 projetos concorreram ao prêmio e somente 15 experiências foram selecionadas.

Karina Pavão Patrício e Maria Neira

O prêmio reconheceu o trabalho do Hospital na gestão das emissões de gases do efeito estufa (GEE) através do GHG protocol desde 2015, uma ferramenta internacionalmente reconhecida para medir a pegada de carbono. A coordenadora do NHS do HCFMB Karina Pavão Patrício recebeu a placa do prêmio junto da Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudança Climática e Saúde da OMS, Maria Neira.

Neste mesmo evento, o Hospital foi reconhecido com o Prêmio de Ação Climática 2024, entregue pelo Projeto Hospitais Saudáveis e pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, na categoria Mitigação Climática – Ouro, como reconhecimento da diminuição das emissões de GEE que o HCFMB conseguiu realizar em 2023. Apenas cinco instituições de saúde brasileiras tiveram destaque nesta premiação internacional.

O reconhecimento foi entregue por Claudia Lorena Paz Giraldo, Facilitadora Técnica de Projetos na Heatlh Care Without Harm (Desafio A Saúde pelo Clima) para a América Latina.

Karina e Claudia Lorena Paz Giraldo

A coordenadora do NHS destaca que os reconhecimentos mostram como o HCFMB tem despontado como grande protagonista na luta contra as mudanças climáticas, que tanto ameaçam a saúde publica mundialmente. “Esse é um trabalho liderado pelo Núcleo dentro do Hospital, mas esse é um desafio que atinge todas as áreas e todos precisam se engajar na contribuição com um meio ambiente mais equilibrado”.

Renata de Camargo Gomes, assistente técnica do NHS, lembra da importância do envolvimento de vários setores do HCFMB na geração de dados de qualidade que são inseridos anualmente para participação nos desafios nacionais e internacionais, gerando indicadores e metas a serem melhoradas. “As premiações confirmam que o NHS desenvolve um trabalho importante no Brasil, trazendo a sustentabilidade para dentro de nosso Hospital. Isso só reforça a importância de continuarmos nessa luta contra as mudanças climáticas e implementar ações mais sustentáveis em cada setor. É necessário que todos os colaboradores e a sociedade em geral se envolva para a promoção da saúde do planeta”, encerra.