Pesquisadores do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Translacional da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) têm se consolidado como referência internacional na pesquisa em doenças respiratórias, acumulando premiações em congressos internacionais.
Entre os destaques, em maio deste ano, o pesquisador Robson A. Prudente recebeu o International Trainee Scholarship Award, da American Thoracic Society (ATS), durante a ATS Conference 2025, realizada em San Francisco (EUA). O prêmio foi concedido pelo trabalho “Effects of creatine supplementation on fatigue related to long covid – Fatigue Study”, que investiga o uso de suplementação de creatina para redução da fadiga em pacientes com Covid longa.

Outro trabalho, focado no rastreamento de câncer de pulmão no HCFMB e liderado pelas pesquisadoras Erica Hasimoto, Ivana Aguiar e Suzana Tanni, foi premiado pela Asociación Latino Americana de Tórax (ALAT). A apresentação foi realizada em julho, na cidade de Cancun (México), durante o 18º Congreso ALAT, reforçando o protagonismo do grupo nas questões de saúde pública e no diagnóstico precoce de doenças respiratórias graves.
O estudo organizado pelos residentes de Pneumologia Guilherme Sacardo, Ludmila Torres, Maria Luiza Torres, Heitor Dusso, Ana Beatriz Brait e João Vitor Soza intitulado “Avaliação das características clínicas, funcionais e terapêuticas nos pacientes que tiveram diagnóstico de DPOC no Programa Inspire”, foi classificado como TOP 10 entre os trabalhos recebidos no XIV Congresso Brasileiro de Asma, XI Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo e VIII Congresso de Pneumologia da Bahia, organizados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), que ocorrerão em agosto, na cidade de Salvador (BA).
“Essa pesquisa sintetiza parte dos esforços realizados por toda a equipe técnica e de pesquisadores vinculados ao Programa Inspire: Saúde Respiratória, voltado à melhoria da saúde respiratória, especialmente entre populações mais vulneráveis da região de Botucatu (SP)”, explica a médica pneumologista e coordenadora do Programa Inspire, Suzana Tanni.
A busca por inovação também se refletiu no trabalho desenvolvido pelo doutorando Matheus Callegari, sob orientação da professora Suzana Tanni e colaboração do pesquisador internacional Jezreel Pantaleón de MD Cancer Center. O estudo “Metabolomic cohort reveals subtype-independent COPD signatures” conquistou o terceiro lugar entre os melhores trabalhos selecionados para o XIV Congresso Brasileiro de Asma, XI Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo e VIII Congresso de Pneumologia da Bahia. Além disso, seu caráter inovador foi reconhecido pela European Respiratory Society (ERS)— maior e mais influente sociedade respiratória do mundo — que concedeu patrocínio para sua apresentação e discussão no ERS Congress 2025, a ser realizado em outubro, na cidade de Amsterdã (Holanda).
“Essas premiações evidenciam o talento e a dedicação dos profissionais envolvidos, consolidando o Serviço de Pneumologia do HCFMB e a FMB/Unesp como centros de excelência mundial, impulsionando o desenvolvimento científico nacional e internacional na área respiratória. Os resultados reforçam o papel fundamental da pesquisa interdisciplinar brasileira na busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde pública”, finaliza Suzana.
Comentários