HCFMB e Fundunesp discutem parceria para fortalecer inovação e pesquisa em Botucatu

No dia 28 de novembro, representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP) se reuniram para estabelecer parceria e cooperação na área de inovação tecnológica com foco no Centro de Inovação Tecnológica do Hospital (CIT-HCFMB).

Participaram do encontro, o Gerente de Gestão Corporativa e Assessor da Superintendência do HCFMB, Silvio Henrique Tomaz, a Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) do Hospital, Juliana Machado Rugolo, o Diretor-Presidente e o Diretor Vice-Presidente da FUNDUNESP, Mario de Oliveira Neto e Darío Abel Palmieri, respectivamente.

Durante a reunião, foram tratadas propostas de colaboração técnica, com foco na consolidação de ações voltadas ao fortalecimento das áreas de competência do hospital. A FUNDUNESP destacou seu interesse em apoiar iniciativas que ampliem o impacto científico, tecnológico e social das atividades já desenvolvidas pelo HC, especialmente considerando sua forte base de pesquisa e atuação regional.

“Nosso encontro resultará num termo de cooperação técnica entre as Instituições. Além disso, contribui para nos assessorar na estruturação do CIT do HCFMB e melhora a proximidade com startups e entidades para estreitar os vínculos entre o HCFMB e estes ambientes. Estamos elaborando a carta de intenção para dar início a elaboração da minuta do instrumento futuro”, explica Silvio Henrique Tomaz.

O CIT-HCFMB tem buscado parcerias com instituições de ciência e tecnologia, o desenvolvimento de projetos colaborativos com empresas e startups e a consolidação de uma política interna de inovação em saúde no HCFMB. O Centro também pretende avançar na criação de programas de capacitação voltados a pesquisadores, profissionais e gestores, estimulando uma cultura de inovação aberta e sustentável.

Com essas iniciativas, o CIT-HCFMB reafirma seu papel estratégico na promoção de soluções inovadoras que aprimorem a qualidade do cuidado em saúde e contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.