O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu na última semana o pesquisador Lei Gu, do Instituto Max Planck, uma organização independente que promove a ciência e o desenvolvimento de novos conhecimentos, com sede na Alemanha.
Recebido pelo Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho e por Guilherme Targino Valente, do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA), o pesquisador colocou em pauta os caminhos da Inteligência Artificial (IA) no HCFMB. A reunião focou nas discussões da importância da IA na prática clínica, setores administrativos, além dos cuidados na segurança dos dados dos pacientes.
Outro tema abordado foi a importância da integração de dados genéticos, fenotípicos e clínicos para alimentar ferramentas de IA com o objetivo de prevenir doenças futuras ainda na primeira infância. Por fim, foi discutida a parceria internacional entre o HCFMB, Instituto Max Planck (Alemanha) e o Instituto de Medicina Inteligente para fins de pesquisa, desenvolvimento e conhecimento entre os parceiros. A iniciativa contribui para o avanço no desenvolvimento das estratégias de inovação e sua aplicação na assistência aos pacientes.
Comentários