HCFMB lembra Dia Mundial da Prematuridade

No último domingo, 17 de novembro, foi lembrado o Dia Mundial da Prematuridade e, para marcar esta data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou um evento na quinta-feira, 21, que uniu atividades científicas e momentos de reflexão.

Um culto ecumênico deu início às atividades, com a presença de membros da Pastoral da Saúde Ecumênica, conduzindo momentos de louvor e oração pelos profissionais de saúde, pelos prematuros e seus familiares. Representantes de diferentes religiões estiveram presentes no Templo Ecumênico do HCFMB: o Padre Erik Amaral Leme compareceu em nome da Igreja Católica Apostólica Romana e o Reverendo Clayton Leal representou a Igreja Presbiteriana Independente.

Após o culto, as atividades científicas foram realizadas no Salão Nobre da FMB. A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; pelo vice-diretor da FMB | Unesp, Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção; o Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rugolo Júnior; a docente e chefe do Departamento de Pediatria da FMB, Miriam Hashimoto; a chefe da disciplina de Neonatologia e Medicina Intensiva Neonatal da FMB, Ligia Maria S. S. Rugolo; e a enfermeira supervisora técnica da UTI Neonatal do HCFMB, Ana Carolina Bertolo Francisco.

O vice-diretor da FMB | Unesp ressaltou a importância do evento a partir de uma experiência pessoal. “Com a minha vivência como cirurgião pediátrico e, ainda mais, como pai de prematuro, entendo que a Prematuridade é um assunto muito importante. Vocês cuidam de quem precisa muito e fazem a diferença para o resto da vida da pessoa e da família. Espero que este evento traga discussões e novos conhecimentos para todos”.

Por sua vez, o Superintendente do HCFMB destacou a atuação dos profissionais do Departamento e do Serviço em áreas estratégicas como a UTI e os Prontos-Socorros. “Tenho um carinho especial e familiar pela Neonatologia e o Serviço é muito proativo e nos dá muito orgulho, pois, em meio aos desafios, a equipe se mantém firme para trazer um atendimento cada vez mais humanizado aos pequenos pacientes”.

O primeiro painel da parte científica do evento destacou os “Desafios na Alimentação do Prematuro”. A nutricionista do Banco de Leite Humano do HCFMB, Angélica P. C. Almeida, a médica responsável pelo BLH, Simone M C Pelicia, a fonoaudióloga Silvia A. P. Calore e a enfermeira Ana Carolina B. Francisco participaram das discussões coordenadas pelas médicas e docentes da FMB | Unesp Grasiela Bossolan e Ligia Maria S. S. Rugolo.

Posteriormente, houve mini-conferências com o tema “Enterocolite Necrosante”, coordenadas pelo Professor Associado e neonatologista João César Lyra, que mostraram esta doença a partir do olhar de uma neonatologia (a médica Érica C. Scarpa) e de uma cirurgiã pediátrica (a Professora Titular Erika Veruska Paiva Ortolan).

Os “Sinais de Alerta no Seguimento do Prematuro” foram o tema do último painel da noite, coordenado pela médica Alice Maria Kiy Guirado e com relatoria do médico neonatologista Geraldo H. Soares da Silva. Participaram deste momento a neonatologista Gabriela F. Lima, a terapeuta ocupacional Mariana D. Gaspar e a psicóloga Isabel M. Prata.

O evento foi realizado pelo Departamento de Pediatria da FMB | Unesp, pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pela Unidade de Neonatologia do HCFMB.