O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) marcou presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA).
A instituição foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB, Karina Pavão. Sua participação contemplou atividades práticas, apresentação de evidências científicas e integração com lideranças nacionais e internacionais da área ambiental.
Arte, saúde e impacto climático
A roda de conversa “Arte, saúde e impacto climático”, realizada na Casa da Floresta, instalada na Ilha do Acará, em parceria com o Instituto Peabiru, promoveu a valorização da arte como experiência de expressão, considerando as múltiplas possibilidades de produzir vida e saúde. A mediação online foi de Tarcila Lima da Costa, vice-diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp – Bauru), e contou com a participação da Diretora de Assistência do HCFMB, Silke Weber.

Presencialmente, Karina conduziu a atividade “Banho de Floresta”, proporcionando uma experiência sensorial e reflexiva, destacando a importância da conexão com a natureza para a promoção da saúde.
Na manhã de quinta-feira (13), a docente também participou do painel “Saúde, natureza e wellness: a efetividade da prática integrativa Banho de Natureza”, sediado na Casa da Biodiversidade e Clima e promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD).
Destaques em sustentabilidade hospitalar
A COP 30 também foi palco para a apresentação de iniciativas inovadoras do HCFMB, como o projeto “Eliminação do uso de óxido nitroso no ambiente hospitalar: benefícios ambientais e ocupacionais”, desenvolvido pelo Núcleo de Hospitais Sustentáveis e destacado no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) 2025.
A presença do HCFMB na COP 30 reafirma o papel da instituição como referência em saúde, ensino e responsabilidade socioambiental. Por meio de projetos inovadores e da participação ativa em debates globais, o HCFMB contribui para a construção de um futuro mais sustentável e saudável para toda a população.










Comentários