O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 9 de março, é uma campanha de conscientização sobre doenças renais. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância dos rins, além de falar sobre prevenção de doenças renais e informações sobre estilo de vida saudável. A cada ano, a campanha aborda um tema. O tema da edição de 2017 é “Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, focando na divulgação de hábitos para uma melhor qualidade de vida, chamando a atenção para a obesidade.
Com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) e a Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Unimed Botucatu, além de outros parceiros, como a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), Rede Viva Melhor, REDLine Personal Training e Associação dos Servidores da UNESP (ASU), promoverá diversas atividades a partir do próximo dia 9, quinta-feira, com informações sobre estilo de vida saudável e prevenção de doenças renais.
Supervisora técnica da seção de Hemodiálise do HCFMB, a enfermeira Edwa Maria Bucuvic fala sobre a importância de o HCFMB participar da campanha. “Um dos nossos principais propósitos é promover a conscientização da população e a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC), considerada uma epidemia silenciosa. A obesidade é um fator de risco para a DRC, e alertar a população sobre esses riscos é nosso dever”, explica.
Além de promover diversas palestras, o HCFMB realiza também no dia 12 de março, domingo, a 1ª Corrida/ Caminhada do dia Mundial do Rim. As atividades e a corrida podem ser prestigiadas por toda a população.
Dados gerais da campanha
A edição de 2017 do Dia Mundial do Rim vem chamar atenção para os riscos da obesidade, uma das maiores vilãs na causa da doença renal crônica (enfermidade prolongada nos rins que leva à perda progressiva e irreversível das funções renais).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Outro fator alarmante é o número de crianças com sobrepeso e obesidade, que pode chegar – em um futuro próximo – a 75 milhões de casos. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos mostram que mais de 50% da população está acima do peso. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
Programação para a Semana Mundial do Rim no HCFMB
Dias 07 e 08/03 – Divulgação e orientação sobre fatores de risco para DRC e o que o Estilo de vida/obesidade pode prejudicar os rins.
Dia 09/03 – Workshop: Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis
Local: Auditório Unimed Horário: 19h30
Inscrição pelo site: www.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb
19h30 – Abertura
Profª Drª Jacqueline Teixeira Caramori
19h45 – Rim e Obesidade: Estilo de vida saudável para rins saudáveis
Palestrante: Profª Drª Vanessa Santos da Silva
20h15 – O papel da Obesidade na Doença Renal Crônica: uma abordagem nutricional.
Palestrante: Nutricionista Ms. Nayrana Soares do Carmo
20h45 – Obesidade: fator de risco para Doença Renal Crônica- O papel da Educação Física na melhora da qualidade de vida.
Palestrantes: Profº Marcelo Henrique do Carmo Balestrin e Profº Diego Alves de Oliveira.
21h15 – Encerramento e confraternização
11/03– Conheça seu IMC: peso ideal e benefícios para o Rim
Local: Shopping Botucatu
Horário: das 12h às 16h
12/03 – 1ª Corrida/ Caminhada do dia Mundial do Rim
Para fazer sua inscrição, clique aqui
Inscrições limitadas: 175 vagas
Os primeiros a chegar ao local da corrida ganharão uma camiseta personalizada.
Inscrição: 1 litro de leite
Local: Campus Unesp – Rubião Junior Horário: 9h
Comentários