O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) participou da Reunião Anual do Health Technology Assessment International (HTAi), o mais importante encontro mundial voltado à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), realizado em Buenos Aires (Argentina).
O evento reuniu especialistas e lideranças globais da área para debater o tema “NextGen Evidence: Diversifying and Advancing HTA to Meet Global Demands”, com foco em inteligência artificial, dados de mundo real, sustentabilidade, equidade e inovações aplicadas às decisões em saúde.
O HCFMB participou com uma delegação composta pela coordenadora do NATS, Juliana Machado Rugolo, a vice-coordenadora, Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso, a Diretora de Assistência do Hospital, Silke A. T. Weber, e Silvana Andrea Molina Lima, da Gerência Acadêmica do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) – todas representantes ativas do NATS.
As professoras Silke e Silvana apresentaram as experiências do HCFMB para o grupo “Hospital-Based HTAi Interest Group (HB-HTA IG)”: “Minimizing the cost impact of judicialization in a Public University Hospital in Brazil” e “Use of health technology assessment in Public University Hospital in Brazil”, respectivamente.
“A participação no HTAi 2025 reforça a parceria estratégica entre o HCFMB e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), evidenciando a articulação entre ensino, pesquisa e assistência por meio do NATS. O núcleo atua na produção de evidências científicas robustas que subsidiam decisões clínicas e gerenciais, além de contribuir com o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde”, explica Juliana M. Rugolo.
Atualmente, o NATS do HCFMB é membro institucional do HTAi e foi classificado em 2024 no Nível III – Categoria Avançada pela Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Essa classificação reconhece a capacidade do núcleo em desenvolver documentos de forma autônoma, elaborar produtos complexos em apoio ao Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde e atuar como tutor junto a outros NATS da rede nacional.
“A experiência proporcionada pelo congresso internacional também favoreceu o intercâmbio de conhecimentos com centros de referência de diversos países, abrindo novas possibilidades de cooperação internacional, além de contribuir para o fortalecimento técnico-científico das ações do NATS-HCFMB”, finaliza Juliana.
Saiba mais sobre o evento: htai.org
Acesse a classificação REBRATS: classificação oficial dos NATS – 2024 (PDF)
Comentários