HCFMB participa de Semana do Sono 2025 com diferentes atividades

Para celebrar o Dia Mundial do Sono, o Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) promoverá uma série de atividades entre os dias 14 e 20 de março. Neste ano, o tema da campanha é “Faça da saúde do sono uma prioridade”.

17/03

9h e 14h – Visita no Prédio dos Ambulatórios de Especialidades com esclarecimentos à população sobre a importância do sono.

18h30 – Mesa redonda virtual para discussão do tema com professores, pais e comunidade escolar (link – meet.google.com/urs-rizs-qog)

18/03

12h – Mesa redonda virtual para discussão de pesquisas sobre o tema com alunos de graduação e pós-graduação.

Profissionais da saúde orientaram pacientes do Ambulatório de Especialidades

20/03

9h e 14h – Atividade no Prédio dos Ambulatórios de Especialidades com esclarecimentos à população sobre a importância do sono.

12h – Atividade presencial nas escolas Pacheco, Angelino e José Antônio Sartori – conscientização dos alunos e professores.

No mesmo horário (9h e 14h), os profissionais de saúde visitarão uma enfermaria do HCFMB para falar sobre a importância do sono, aplicando questionários e distribuição de panfletos informativos.

Sobre o Laboratório do Sono do HCFMB

O Laboratório do Sono do HCFMB é referência para as ações de promoção de saúde sobre o tema em Botucatu e região.

Oficialmente inaugurado em 2015 e composto por uma equipe multiprofissional, o setor atende em torno de mil pacientes por ano, sendo cerca de 50 exames mensais entre polissonografias e titulações de CPAP (para diagnóstico de apnéia), além do atendimento ambulatorial para diagnósticos iniciais e acompanhamento de pacientes.

Por ser referência para o Departamento Regional de Saúde VI (DRS VI), o Laboratório recebe pacientes com distúrbios mais complexos, com doenças pulmonares e cardiovasculares associadas ou com hipertensões de difícil controle. Além da parte assistencial, o Laboratório do Sono contribui para a produção científica sobre o tema, gerando iniciações científicas, defesas de mestrado e de doutorado.