HCFMB participa do Day Open TeleUTI, evento que destaca a colaboração remota e a excelência no cuidado intensivo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) participou do Day Open TeleUTI, evento promovido pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A iniciativa teve como proposta abrir as portas do Programa para que profissionais e instituições conhecessem de perto as ações e resultados da estratégia voltada ao suporte remoto de equipes multiprofissionais em unidades de terapia intensiva.

Com o tema “TeleUTI: Colaboração a Distância e Excelência no Cuidado Crítico”, o encontro reuniu representantes de hospitais que integraram a Fase 1 do projeto, em 2024, e das instituições que ingressaram na Fase 2, em 2025. O objetivo central foi promover a troca de experiências entre os participantes, fortalecendo a integração entre as unidades hospitalares e ampliando o impacto positivo do modelo de teleassistência no cuidado intensivo.

Participaram do encontro o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; o Chefe de Gabinete João Henrique Castro; a Coordenadora da UTI Clínica, Paula Gaiolla; o Ponto Focal do PDI Saúde Digital do HCFMB, Alan Francisco Fonseca; a fisioterapeuta da UTI clínica Tainá Ricci; a enfermeira coordenadora da UTI Clínica Nataly Leão e o professor da FMB e médico responsável pela TeleUTI, o Filipe Welson Leal Pereira.

Durante o evento, foram apresentados resultados concretos da implantação da TeleUTI no sistema estadual, e como o projeto tem contribuído para melhorar o desfecho clínico dos pacientes críticos, otimizar recursos e oferecer apoio técnico especializado em tempo real a profissionais que atuam em diferentes regiões do Estado. O HCFMB participa do programa desde a primeira fase.

O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, destacou a importância da colaboração entre hospitais públicos universitários e o papel essencial da tecnologia na qualificação da assistência. “A TeleUTI tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz para aperfeiçoar os processos de trabalho, passando uma segurança muito maior na assistência ao paciente nas unidades intensivas”, diz.

Além das apresentações técnicas, o Day Open TeleUTI proporcionou momentos de integração e visita guiada às instalações do HCFMUSP, onde os participantes puderam conhecer a estrutura do Centro de Telemedicina e acompanhar de perto o funcionamento das plataformas digitais que sustentam o programa.

A Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB, Paula Gaiolla, destacou a importância do evento. “O projeto demonstra um grande avanço na saúde pública em direção a um modelo mais integrado, digital e focado na qualidade do cuidado. A presença do HCFMB reafirma o nosso compromisso com a transformação tecnológica e assistencial do SUS, em benefício da população e do fortalecimento do sistema hospitalar estadual”, finaliza.