HCFMB participa do lançamento do maior programa de saúde digital da rede pública paulista

O governador Tarcísio de Freitas lançou nesta semana o maior programa de saúde digital da rede pública de São Paulo. A iniciativa reúne soluções tecnológicas que ofertarão atendimentos voltados para a atenção primária, consultas com especialistas, suporte às equipes hospitalares, além de assistência à população privada de liberdade. As diversas ferramentas de telessaúde aumentarão a oferta de serviços, além de agilizar o diagnóstico e dar mais resolutividade à rede de saúde.

O anúncio ocorreu durante a inauguração do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, instalado no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da USP, na capital paulista. O espaço, que reúne tecnologia de ponta e profissionais de saúde em diversas áreas, será responsável em coordenar todas as políticas públicas em saúde digital.

O Chefe de Gabinete do HCFMB, João Henrique Castro, participou do evento de  inauguração, que contou com a presença dos secretários estaduais Eleuses Paiva (Saúde), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Marcello Streifinger (Administração Penitenciária), o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, além de outras autoridades do setor de saúde.

Alta complexidade

A TeleUTI auxiliará as equipes dos hospitais da rede pública de saúde com discussões dos quadros clínicos de pacientes internados nas UTIs, com o objetivo de melhorar resultados assistenciais, diminuir do tempo médio de permanência dos pacientes nos leitos e promover maior giro de leitos nas UTIs. Esta iniciativa está em fase de treinamento dos profissionais de saúde, que serão os pontos focais das equipes assistenciais nos hospitais da rede pública de São Paulo.