HCFMB promove momento de integração entre vigilantes do Campus e Polícia Militar

Os vigilantes terceirizados e os técnicos especializados da Coordenadoria de Segurança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e do Setor de Vigilância da Administração Geral do Campus (AG) da Unesp tiveram, nos últimos dias 21 e 22 de março, um momento de integração com a presença do Sargento Laudo, do 2º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que trabalha na Base Comunitária da Unesp.

O evento foi organizado pela Coordenadoria de Segurança do HCFMB e teve o apoio logístico do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH).

O bate-papo, ocorrido na Sala 1 da Casa do Servidor nos dois dias, apresentou troca de experiências dos participantes sobre procedimentos específicos em Segurança, a fim de melhorar o trabalho da Vigilância na segurança do Campus em geral, principalmente do Hospital e dos usuários (pacientes, acompanhantes, visitantes, funcionários e alunos).

Rosana Pimentel, da Coordenadoria de Segurança do HCFMB, afirma que tem havido melhoras em relação à segurança. “Se hoje acontece alguma ocorrência em qualquer lugar do Campus de Rubião, qualquer vigilante pode ter conhecimento do fato em tempo real – se não pelas imagens do monitoramento, pela comunicação via rádio”, explica.

As mudanças na Segurança do Campus também refletem na área interna do Hospital, porém é necessária a colaboração de todos. “Faz-se necessária esta conscientização dos usuários do HCFMB, principalmente os pacientes e servidores, para que cuidem de seus pertences, a fim de melhorar a segurança do hospital, que já evoluiu muito nos últimos anos, mas que ainda registra ocorrências, como furto de celulares, por exemplo”, afirma Sidnei Generoso, da Assessoria de Segurança do HCFMB.

Dentre os assuntos abordados nos encontros, foi ressaltada também a importância do cadastro de veículos para a segurança do usuário. “A região do campus é muito grande e há alguns problemas. Com o cadastro dos veículos, os casos são filtrados com mais eficiência. Portanto, é necessário integrar todas as vigilâncias e trabalharmos juntos, dentro das funções que cada um possui”, afirma Edgard Devidé Júnior, supervisor do Setor de Vigilância da AG.

Segundo o Sargento Laudo, palestras como estas são importantes para reforçar as prioridades da Polícia Militar (Preservação da Vida, Meio Ambiente, Patrimônio e Ordem Pública) e a integração da segurança pública com a comunidade.