HCFMB promove palestra sobre anonimização de dados em saúde com foco em inteligência artificial

No último dia 4 de junho de 2025, o Núcleo de Inteligência Artificial (NIA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou mais uma edição de seu Ciclo de Palestras sobre Inteligência Artificial. O encontro  reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores, e  teve como tema “Anonimização em Saúde: Estratégias para Dados Estruturados e Desafios Atuais”, conduzida pelo João Renato R. Manesco, especialista em ciência de dados aplicados à saúde. 

Com uma abordagem técnica e acessível, o palestrante destacou as principais metodologias de anonimização de dados estruturados, explanou sobre a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) e os impactos negativos do vazamento de dados, além de reforçar a importância de políticas institucionais robustas em consonância com a LGPD.

Sua palestra abordou também a importância da anonimização dos dados, identificadores diretos e indiretos, riscos de reidentificação dos pacientes mesmo em bases aparentemente anonimizadas e distinguiu as técnicas de anonimização. Manesco enfatizou a crescente necessidade de garantir a privacidade dos pacientes sem comprometer a qualidade analítica dos dados, especialmente em projetos que envolvem aprendizado de máquina e modelagem preditiva.

O Ciclo de Palestras integra as ações do Núcleo de Inteligência Artificial do HCFMB para promover a difusão de conhecimento técnico científico e incentivar o debate sobre a aplicação responsável da IA na saúde.