O Núcleo de Inteligência Artificial (NIA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou na última semana mais uma atividade de atualização científica, reunindo a comunidade para a palestra “Do diagnóstico à previsão: o papel dos modelos probabilísticos em saúde”.
O evento foi ministrado pelo Prof. Carlos Dias Maciel, graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia e atualmente professor da UNESP de Guaratinguetá. Carlos realiza pesquisas em diversas áreas, incluindo saúde humana, envolvendo modelagem, ciências de dados e inteligência artificial.

A palestra apresentou diversas reflexões sobre como a aplicação de modelos matemáticos e estatísticos podem auxiliar no aprimoramento do diagnóstico, na análise de riscos e na previsão de desfechos clínicos.
A iniciativa reforça o compromisso do NIA do HCFMB em fortalecer a integração entre tecnologia e saúde, estimulando a troca de conhecimento e a formação continuada dentro da instituição. A organização é da Superintendência do HCFMB, do Núcleo de Inteligência Artificial e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).










Comentários