O Núcleo de Procura de Órgãos e Tecidos (NPOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu- Unesp (HCFMB) promoveu no último dia 11, uma capacitação voltada à Avaliação de Potencial Doador de Tecido Ocular. O treinamento reuniu a equipe do NPOT e enfermeiros das e-DOTs da Santa Casa de Jaú, Hospital Amaral Carvalho, Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual de Bauru, Unimed Jaú e Unimed Botucatu.
O encontro reforçou a importância de um processo de avaliação seguro e humanizado, contribuindo para ampliar as possibilidades de doação. Os temas abordados foram “Os Critérios de Seleção para Doadores de Tecidos Oculares”, pelo Diretor Médico do Banco de Olhos, Alvio Isao Shiguematsu, e “Do Plantão para Casa: Quando a Exaustão Encontra Quem a Gente Ama”, pela psicóloga Luciana Esgalha Carnier Bazoni.

Sobre o Banco de Olhos do HCFMB
Fundado em 1992 e credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes em 2005, o Banco de Olhos de Botucatu, mantém protocolos rigorosos e já registrou mais de 4.720 doadores de tecidos oculares desde o credenciamento.
A atualização em avaliação de potencial doador de tecido ocular é uma iniciativa que permite aperfeiçoar o fluxo existente, contribuindo com a otimização do processo dos profissionais de saúde e com a possível doação.
O HCFMB agradece a todas as equipes de captação. O empenho de cada profissional é essencial para que a doação de órgãos e tecidos seja realizada com respeito e humanidade, renovando a esperança de muitas pessoas.










Comentários