Nesta terça-feira, 18, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu o II Simpósio Paulista de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp).
A iniciativa é da Superintendência do HCFMB, a partir do Núcleo de Gestão da Qualidade, do Núcleo de Segurança do Paciente e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), com o apoio da Gerência de Relações Institucionais, e contou com a participação de alunos e profissionais da Saúde.
Estiveram presentes, na mesa de abertura das atividades, o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; o Chefe de Gabinete, João Henrique Castro; a Diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI Bauru, Fabíola Leão Soares Yamamoto, a responsável pela Qualidade, Segurança e Humanização do SUS Paulista, Maria Cecilia Z. Curti, e o Vice-Diretor-Presidente da Famesp, Trajano Sardenberg.

Abertura
Para Fabíola Leão Soares Yamamoto, a iniciativa revela a importância do HCFMB e da FMB|Unesp no processo de formação e assistência. “Quando falamos em cuidado, assistência e preservar o paciente, falamos de algo que é de suma importância no processo de cuidar”, afirmou.
A responsável pela Qualidade, Segurança e Humanização do SUS Paulista, Maria Cecilia Z. Curti, ressaltou a relevância do Simpósio, que visa a partilha de vivências. “Estar aqui hoje representa o compromisso de todos nós em fazer algo diferente – trocar experiência, debater estratégias e refletir sobre o que podemos fazer de diferente ao sairmos daqui”, pontuou.
Explicando o trabalho desenvolvido pela Famesp, o Vice-Diretor-Presidente da Fundação, Trajano Sardenberg, disse que a temática da iniciativa vai ao encontro dos propósitos que a Instituição adota. “A preocupação com a segurança e a qualidade tem sido cada vez mais intensa. A Famesp fica muito feliz em dar apoio a estas iniciativas e de trabalhar com o HCFMB, a FMB, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde”, destacou.
O Chefe de Gabinete do HCFMB, João Henrique Castro, afirmou que o Simpósio é uma oportunidade de reflexão e alinhamento de condutas e processos. “A segurança do paciente é um dos pilares que temos que trilhar. É uma bandeira nossa, é uma bandeira do Estado”, lembrou. Segundo o dirigente, “a segurança (do paciente e do próprio profissional de saúde) vem por meio da qualidade de buscar a melhoria de processos”.
O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, iniciou seu discurso agradecendo as Instituições parceiras do HCFMB, representadas na mesa. “Nós prestamos um atendimento de qualidade e segurança. Podemos melhorar? Sem dúvida nenhuma. Quando falamos de certificação, entendo que ela faz parte de uma evolução; é sempre possível melhorar”, ressaltou.

Programação
O II Simpósio Paulista de Qualidade e Segurança do Paciente teve a finalidade de promover a troca de experiências entre Instituições, debater estratégias e fortalecer a temática em âmbito local, regional e estadual.
Política Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, Panorama das Notificações de Eventos Adversos no Estado de SP nos últimos 10 anos, Cultura de Segurança, Partos Seguros, Boas Práticas no Ciclo Gravídico-Puerperal, Impactos Financeiros dos Eventos Adversos, foram alguns dos temas abordados pelos especialistas.
A iniciativa, que também contou com mesas-redondas, reforça o trabalho do HCFMB de propor discussões que contribuam com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).











Comentários