HCFMB realiza sensibilização para pesquisa de clima organizacional

Um dos indicadores mais visados nas práticas corporativas é o clima organizacional, ou seja, a maneira como os colaboradores enxergam o ambiente de trabalho. Essa visão pode influenciar o comportamento e o desempenho profissional, com impactos individuais e coletivos. Para investigar esta percepção e avaliar a possibilidade de melhorias na organização, a pesquisa de clima é um dos principais métodos.

Por isso, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), a partir de seu Departamento de Gestão de Pessoas, estará aplicando, nos próximos dias, uma pesquisa de clima organizacional a todos os servidores, com o preenchimento de formulários on-line.

Para reforçar a importância desta iniciativa, durante os dias 21 e 22 de novembro, foram realizadas palestras de sensibilização sobre o tema na Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).

Ao todo, foram 13 horários disponibilizados para a participação dos servidores, nos períodos da manhã, tarde e noite, e mais de 1.500 pessoas foram sensibilizadas durante os dois dias do processo.

Na manhã de quinta-feira, 21, a abertura do cronograma de sensibilizações contou com a presença do Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; do Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Eduardo Adriano Rogatti; e da Gerente de Planejamento e Acompanhamento de Gestão, Patrícia Maria Moratelli Giuliani.

Em sua fala, Patrícia destacou que a ideia é aplicar a pesquisa anualmente ou, pelo menos, a cada dois anos. “O compromisso da instituição é trabalhar em ações para que haja melhorias aos colaboradores e, consequentemente, do Hospital como um todo. Agradecemos a confiança de todos neste processo”.

A construção de um Hospital cada vez melhor é o objetivo da pesquisa na visão de Eduardo. “Não será apenas um levantamento de dados, mas serão geradas informações que, por sua vez, se transformarão em planos de ação para a melhoria contínua dos processos. Esta é uma grande oportunidade para entendermos as percepções de nossos colaboradores e tenho certeza de que será uma ação muito positiva para a nossa instituição”. 

O Superintendente do HCFMB agradeceu a todos pela confiança no projeto. “É muito importante sabermos o que as pessoas pensam da instituição e o que devemos fazer para melhorar em cada área de atuação. Desta forma, poderemos alinhar as nossas diretrizes e, com isso, entregar cada vez mais o que nossa população precisa, que é um atendimento de qualidade”.

O processo teve a consultoria do professor e especialista em Psicologia e Gestão Estratégica de Pessoas, Alfredo Manuel Saineuy Junior que destacou, em suas palestras, a importância da pesquisa de clima e as vantagens que este procedimento pode trazer para as organizações.