Nos dias 19 e 20 de junho, o auditório da escola Senai “Luiz Massa” foi o cenário da VI Imersão dos Gestores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Realizado desde 2018, com um hiato no ano passado, o evento reúne gerentes e diretores do Complexo Hospitalar para analisar os resultados e estabelecer as prioridades de gestão.
O evento foi organizado pela Superintendência do Hospital, com a assessoria da Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão e sua equipe, e do docente aposentado do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, Antonio Luiz Caldas Junior.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; pelo Chefe de Gabinete, João Henrique Castro; pelo Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rúgolo Junior; pelo Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza e pelo coordenador pedagógico do Senai Botucatu, Fábio Negrelli.
Pela primeira vez à frente do evento como Superintendente do HCFMB, Zeca Trindade destacou a importância deste momento de discussões e reflexão. “Este é o momento de repensar o futuro de nosso Hospital e de entender a importância do trabalho de cada um para o crescimento da instituição. Agradeço também ao Senai que nos cedeu este espaço maravilhoso e a todos os servidores que contribuíram para que a Imersão pudesse acontecer”.
Estrutura da VI Imersão de Gestores do HCFMB
O primeiro dia foi marcado pela apresentação da dinâmica das reuniões e pela palestra “Ciência da Melhoria e a gestão por resultados”, ministrada por Carla Behr Pitoli, Gerente de Projetos do Escritório de Excelência Einstein.
Durante dois dias, diversos gestores puderam expressar suas opiniões e suas visões acerca da realidade do HCFMB e de como fatores externos e internos podem interferir na evolução das práticas assistenciais, administrativas e de gestão.
O evento contou também, ao final da quinta-feira, 15, com a palestra “Processos Lean”, ministrada por José Orlando Santos, coordenador de relacionamento com a indústria do Senai Botucatu, além de uma visita às dependências da instituição. “O HCFMB possui uma relevância muito grande e é uma honra receber os gestores neste momento importante. Esperamos reforçar cada vez mais os laços desta parceria e nos colocamos sempre à disposição para contribuir no que for necessário”, finalizou o professor e Diretor do SENAI Botucatu, Tiago Guerreiro.
Temário
Primeiro dia (19/06)
Temática 1 – “Clientes HCFMB: diversas facetas, a mesma busca pela humanização em cada atendimento”
Temática 2 – “Rumo à acreditação: fortalecendo processos e garantindo a Qualidade no HCFMB”
Temática 3 – “Modernidade sustentável: construindo e equipando o HCFMB para o futuro da Saúde”
Segundo dia (20/06)
Temática 4 – “Otimizando custos, maximizando receitas: fortalecendo a viabilidade do HCFMB”
Temática 5 – “Abrindo caminhos para o futuro: o HCFMB na era da transformação digital”
Temática 6 – “Informação salva vidas: promovendo a ampla comunicação no HCFMB”
Temática 7 – “Valorizando pessoas, fortalecendo a instituição: definição de estratégias para fixação de talentos”
Temática 8 – “Definição de estratégias para a educação em Saúde: HCFMB como referência em ensino”
Comentários