HCFMB realizou I Simpósio Paulista de Qualidade e Segurança do Paciente

Na última sexta-feira, 29, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu o I Simpósio Paulista de Qualidade e Segurança do Paciente, no Salão Nobre da FMB | Unesp.

O evento foi realizado pela Superintendência do HCFMB, a partir do Núcleo de Gestão da Qualidade, do Núcleo de Segurança do Paciente e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), com o apoio das Gerências de Relações Institucionais e de Comunicação, Imprensa e Marketing, e contou com a participação de alunos e profissionais da Saúde.

Estiveram presentes, na mesa de abertura das atividades, o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; o Chefe de Gabinete, João Henrique Castro; o Coordenador do Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Vanderlei Camargo de Freitas; o Diretor da FMB | Unesp, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; o Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rugolo Júnior, e a Diretora Técnica de Saúde Substituta da Secretaria de Estado da Saúde, Raquel Cristina Noronha Silva, representando o Departamento Regional de Saúde VI (DRS VI).

O Superintendente do HCFMB reforçou a importância do Simpósio. “Manter os olhos críticos e atentos é muito importante para que busquemos sempre mais a excelência no atendimento ao paciente, que deve ser a nossa missão diária. Os Núcleos de Qualidade e de Segurança do Paciente realizam um excelente trabalho em prol da melhoria contínua de todos os processos, e que este evento seja o primeiro de muitos”.

Todos os componentes da mesa destacaram, em seus discursos, a importância das temáticas abordadas no evento e parabenizaram as áreas de Qualidade e Segurança do Paciente pela iniciativa e pelo trabalho desempenhado.

Na continuidade do evento, Vanderlei apresentou a primeira palestra do dia, com o tema “Caminhos para a Qualidade e Segurança do Paciente em Hospitais Públicos”. Posteriormente, a coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB e docente do Departamento de Saúde Pública da FMB, Karina Pavão Patrício, explanou sobre a afirmação “Não há Qualidade sem Sustentabilidade”.

A coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do Hemocentro do HCFMB, Patrícia Carvalho Garcia Bonichini, realizou a terceira palestra do evento, abordando a “Segurança do Paciente no Processo de Transfusão”; já a “Segurança do Paciente os Custos nos Serviços de Saúde” foi discutida pela enfermeira Silvana Molina, docente do Departamento de Enfermagem da FMB. 

Após o intervalo para o almoço, foram realizadas as seguintes palestras: “Experiência do Paciente”, ministrada de forma online pela enfermeira Íris Vinha, Supervisora de Contratos de Gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH); “A responsabilidade da medicação segura é de todos”, pela professora do Centro Universitário do Sudoeste Paulista, Mauren Luciana Stevam; “Experiência Exitosa de Certificação do Hemocentro do HCFMB”, pelo Diretor do Hemocentro e do Departamento de Apoio a Assistência da instituição, Cláudio Lucas Miranda; e “Perspectivas em Relação à Qualidade e Segurança do Paciente do Ponto de Vista do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI”, ministrada pelo Articulador da Humanização do DRS VI, Bruno Wesley Rodrigues.

Os participantes do evento também puderam interagir com os palestrantes e esclarecer suas dúvidas acerca dos conteúdos abordados.