HCFMB realizou IV Jornada de Fisioterapia

No último sábado, 21, o Serviço de Reabilitação e o Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizaram a IV Jornada de Fisioterapia, com o intuito de aprimorar conhecimentos sobre a vivência profissional.

Realizado no Salão Nobre da FMB, o evento abordou a temática “Terapia Intensiva Adulto” e contou com a presença de 214 inscritos, entre fisioterapeutas, profissionais da Saúde em geral, residentes, especializandos e alunos de graduação de Botucatu e de diversas cidades da região.

Abrindo as atividades do evento, a fisioterapeuta supervisora do Serviço de Reabilitação, Letícia Claudia de Oliveira Antunes, agradeceu a presença de todos e convidou os alunos para os processos seletivos da Residência e da Especialização do HCFMB, que se iniciam nos próximos meses. “É gratificante para nós ver este auditório repleto, pois planejamos esta Jornada com muito carinho, pensando no aprimoramento profissional das pessoas”.

Durante a manhã, diversos fisioterapeutas ministraram as seguintes palestras: “Ventilação Mecânica Básica”, com Moisés Teixeira Sobrinho; “ Ventilação Mecânica em Doenças Cardiológicas”, com Gabriela Vieira de Paula; “Ventilação Mecânica em Doenças Neurológicas”, com Rodrigo Aparecido Alves e “Monitorização da Ventilação Mecânica”, com Tiago Lima Barreto.

Após o almoço, o fisioterapeuta Luis Fernando Brizola abordou os temas “Índices Preditivos no Desmame da Ventilação Mecânica” e “Desmame da Ventilação Mecânica e Manejo do Paciente Pós Extubação”. Para encerrar o ciclo de palestras, a Reabilitação Motora em UTI foi explicada pela fisioterapeuta Suzana Gisele Ruiz.

Finalizando as atividades, houve sorteios de vários brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento. A Comissão Organizadora agradece aos parceiros que contribuíram para a realização da Jornada: A Colegial, Cirúrgica Fernandes, Daiane Santos – Lash Design, Dona Boleira, DöTerra, Elite Decorações, Estética Turmalina Body Beauty, Instituto Habilis, Jota Hair, Marquês Fotografia, Natura, Sandra Colence (Fabrica de Mimos), Street Bowling Botucatu, Thaty Hair Stylist, Udine Ortopédicos, Victoria Biasotti Hair Studio, Yoga e Dança do Ventre – Isabela Firmino.