No dia 21 de janeiro, foi realizado o treinamento de TeleUTI na Prática do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), iniciativa que visa a modernização e otimização do atendimento crítico ao paciente.
O treinamento foi realizado pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e teve o objetivo de capacitar a equipe de saúde da UTI da Clínica Médica que participa do programa.
A capacitação foi realizada no Solário Prof. Dr.Tiberê Alvez de Rezende, das 13h às 17h, e reuniu médicos, residentes e enfermeiros(as) do HCFMB, bem como docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp). O conteúdo foi ministrado por representantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
A TeleUTI na Prática faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) em parceria com a USP. O projeto conta com a participação de docentes e residentes da disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp).
“Há projeção para que novos objetivos da telesaúde sejam ampliados pelo Estado dentro do HCFMB, o que facilitará a assistência de usuários de diversas necessidades que são atendidos na instituição”, frisa a Coordenadora do Núcleo de Telessaúde do HCFMB e docente da FMB|Unesp, Suzana Tanni.
Para a Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora da FMB/Unesp, Paula Gaiolla, a TeleUTI na Prática tem contribuído com várias frentes de trabalho. “O projeto contribui para a melhoria do processo de trabalho interprofissional, do ensino e da assistência ao paciente”, diz.
Com a implementação TeleUTI na UTI Clínica, o HCFMB reforça seu papel como um centro de referência em saúde, inovação e formação médica. Nos próximos meses, espera-se que o sistema seja expandido para outras unidades críticas do hospital, consolidando ainda mais sua liderança na integração entre tecnologia e assistência humanizada.
Números
Desde que foi implantado no HCFMB, o projeto de TeleUTI atendeu 21 pacientes da UTI de Clínica Médica. São 30 profissionais de saúde de UTI que recebem a capacitação em saúde digital. Até o momento, são 86 tele atendimentos entre HCFMB e HCFMUSP envolvendo atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico, nutricional e farmacêutico.
Representantes do HCFMUSP que participaram da visita do dia 21 de janeiro – Kelianne Mayumi Maeda (Analista de capacitação da TeleUTI), Estela Pantarotto Pedro (Coordenadora de projetos da TeleUTI), Gabriel Afonso Dutra Kreling (Tutor da TeleUTI e médico intensivista) e Lucas Pedrucci (Tutor da TeleUTI e médico intensivista)
Comentários