HCFMB se consolida como o segundo maior hospital do Estado em número de atendimentos, segundo TCE

Mais de quatro milhões de atendimentos em um ano. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou seu levantamento anual, que tem como finalidade divulgar a assistência hospitalar pública prestada à população paulista. E em mais um ano, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) se destaca como o segundo maior hospital universitário do estado de São Paulo em número de atendimentos.

Entre janeiro e dezembro de 2023, o HCFMB realizou 4.148.649 (quatro milhões, cento e quarenta e oito mil e seiscentos e quarenta e nove) atendimentos, entre ambulatoriais, urgência, emergência, consultas e exames; ficando atrás apenas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).  Comparado a 2022, o HCFMB realizou 425 mil atendimentos a mais, caracterizando um aumento assistencial de 11,4%.

Em número de internações, O HCFMB contabilizou 25.823, gerando uma taxa de 51 internações por leito e uma média de 5,8 dias de internação, números que evidenciam a qualidade da assistência prestada e a otimização no fluxo de leitos.

O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, afirma que a política de investimentos implementada e o engajamento dos profissionais de saúde transformaram a realidade do hospital nos últimos anos. “O HC de Botucatu tem crescido de forma estável e continuaremos trabalhando para que esse número aumente a cada ano”, afirma.

“É inegável que a demanda no SUS aumenta diariamente. Nosso papel tem sido encontrar caminhos e alternativas com toda equipe assistencial, administrativa e o Estado para lidar com os desafios atuais. Estamos conseguindo bons resultados”, destaca o Chefe de Gabinete do HCFMB, João Henrique Castro.

Com atualização semestral, os dados permitem conhecer o desempenho hospitalar e ambulatorial de cada unidade, bem como os recursos utilizados que incluem disponibilidade de leitos, equipamentos, recursos humanos e, no caso de hospitais estaduais, recursos financeiros. A interface com os dados e informações pode ser acessada pela internet através do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.