Hemocentro do HCFMB inaugura posto de coleta em Itapetininga

No mês de maio, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inaugurou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetininga, o posto de coleta de sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, localizado na área central da cidade, sob a responsabilidade técnica da equipe do município. Após um período de cadastramento dos doadores, a primeira coleta de sangue foi realizada no último dia 28.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Patrícia Carvalho Garcia Bonichini, a proposta de formalização de um acordo de cooperação surgiu da Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga em implantar um posto de coleta para facilitar o acesso dos munícipes à doação, atendendo a um pedido da população da cidade. “Atualmente, existe um grupo ativo de doadores regulares que precisavam se deslocar, de ônibus, por uma distância de, aproximadamente, 160 km (ida e volta) para realizar a doação de sangue. Com o novo local de coleta, realizar este ato de amor será mais fácil”.

Andrezza Belluomini Castro, Gerente do Hemocentro, destaca que todo o fornecimento de insumos para execução da coleta de sangue, os treinamentos, as capacitações de equipe da Unidade de Coleta da Itapetininga e a supervisão operacional das normas técnicas serão realizados pelo Hemocentro de Botucatu. “Nós iremos receber, processar, testar, armazenar e destinar o sangue recebido desta unidade aos serviços hospitalares de nossa área de abrangência”.

Para o Diretor do Hemocentro, Claudio Lucas Miranda, o interesse em estabelecer esta parceria surge do objetivo principal de assegurar um estoque mais robusto e adequado de sangue para atender às demandas regionais. “Além disso, a parceria promove uma cultura de solidariedade e responsabilidade social, ampliando a diversidade de doadores e garantindo uma representatividade mais abrangente para atender à ampla variedade de grupos sanguíneos existentes”, finaliza.