No final de março, representantes do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram uma visita técnica à Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo (FPS) para troca de experiências e ampliação de parcerias.
Estiveram presentes o Responsável Técnico do Hemocentro do HCFMB, Dr. Cláudio Lucas Miranda; a Gerente do setor, Andrezza Belluomini Castro; a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Patricia Garcia Bonichini; Fernando Aparecido de Oliveira, biólogo do Laboratório de Sorologia, e Daíse Damaris Carnietto de Hippolito, responsável pelos processos de Gestão da Qualidade do Hemocentro.
A equipe do Hemocentro foi recebida pelo Diretor Técnico-Científico da FPS, Dr. Alfredo Mendrone Junior; por Patricia Cressoni Sierra, Assessora da Diretoria, e Sílvia Petrossi Gallo Polato, responsável pela Divisão de Comunicação Corporativa da instituição.
Durante a visita, os representantes do Hemocentro conheceram toda a estrutura da FPS, desde a captação de doadores, os processos de triagem e classificação, os laboratórios de processamento e produção dos hemocomponentes, os processos de gestão de qualidade até a saída do sangue para as unidades solicitantes. “Gostaria de agradecer a equipe técnica da Pró-Sangue e a bióloga Renata Rizzo, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, que prontamente nos acompanharam durante toda a visita, fundamental para criar relações, fidelizar parcerias importantes e compartilhar conhecimento”, afirmou Andrezza.
Dr. Cláudio reforça a importância das visitas técnicas nos Hemocentros do Estado para a consolidação de parcerias com a Hemorrede. “Não poderíamos começar esta estratégia em um local tão apropriado como a FPS, um dos cinco maiores bancos de sangue da America Latina. Trocamos experiências muito importantes que trarão melhorias na qualidade dos serviços prestados pelo nosso Hemocentro”.
Já Dr. Alfredo Mendrone Junior considera que a troca de conhecimentos e experiências é muito importante para toda a Hemorrede e que a visita da equipe do Hemocentro à FPS é uma prova bem-sucedida desta realidade. “Tivemos a oportunidade de demonstrar nossos processos e procedimentos, além de ouvir os objetivos, desafios e experiências do Hemocentro de Botucatu na busca de melhorias no sistema da Qualidade. Esta troca de conhecimentos serve de estímulo para que ambas as instituições busquem melhorias contínuas e amadureçam seus respectivos sistemas de gestão”, finaliza.
Comentários