Uma comitiva do Hemonúcleo Regional de Araraquara, vinculado a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, participou de uma visita técnica às instalações do Hemocentro e do Laboratório Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB).
Participaram do encontro o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, o Chefe de Gabinete, João Henrique Castro, o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Pedro Lourenção, o Diretor do Hemocentro do HCFMB, Cláudio Lucas Miranda, e representantes do Laboratório Clínico, Engenharia, Administração Geral do Câmpus e Reitoria da Unesp.
A iniciativa permitiu que os visitantes importassem a expertise do Hemocentro do HCFMB para adaptação estrutural que pretendem executar em seu polo de coleta de sangue e produção de hemocomponentes.
De acordo com o Diretor do Hemocentro do HCFMB, Claudio L. Miranda, o Hemonúcleo de Araraquara poderá se vincular a Hemorrede do Estado de São Paulo e por isso é necessário, antes, se associar a um Hemocentro Coordenador (Hemocentro do HCFMB). “Ficamos muito felizes com a ideia de estabelecer essa parceria”, afirma Miranda.
Para viabilizar a vinculação, algumas exigências precisam ser efetivadas, por isso existe a proposta de construção de uma nova unidade do Hemonúcleo de Araraquara, que também contemple um Laboratório Clínico para realizar a triagem, testes do sangue doado, além de exames imunohematológicos e de sorologia para garantir a segurança dos hemocomponentes e a transfusão sanguínea.
“O intercâmbio entre instituições é um dos pilares da atual gestão do HCFMB, o que permite o compartilhamento de experiências visando à melhoria de fluxos e processos”, finaliza o Superintendente do HCFMB, Zeca Trindade.


Comentários