Nesta quarta-feira, 09, o Ciesp – Regional Botucatu, em parceria com o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizou uma ação de captação de sangue. Cerca de 100 colaboradores passaram pelo Distrito Industrial III, das 15h às 20h, para realizar a doação, entre elas a diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias.
O Hemocentro, em parceria com o Ciesp – Regional Botucatu, disponibilizou uma equipe e uma estrutura para realizar a coleta no próprio local onde estão sediadas as empresas. Essa estratégia faz parte do projeto de sensibilização da doação de sangue entre as indústrias, fruto da união entre as entidades. Esta parceria tem o principal objetivo de incentivar e estimular a doação de sangue nas indústrias e também em outros segmentos.
“Precisamos do apoio e parceria das empresas para a promoção da doação de sangue e a conscientização da nossa população. Esse incentivo acontece desde a realização de coletas externas, como por palestras, lives, postagens em redes sociais, divulgação de mídia e eventos. O Hemocentro tem a responsabilidade de esclarecer a população, sobre a importância da doação de sangue, para se tornarem também disseminadores dessa causa”, frisa a Gerente do Hemocentro do HCFMB, Andrezza Belluomini Castro.
A STB Aeronáutica, WF Estruturas, Agroefetiva, FUNGIBRAS, LTM, Solma e Blowpet fizeram parte do time de organizações que integraram a campanha.
Thayane Viana, analista de recursos humanos da WF Estruturas, destaca que a doação de sangue é um gesto solidário e de extrema importância para salvar vidas. “Esperamos que mais empresas possam se mobilizar por essa causa. A WF fez questão de ser apoiadora desse movimento, em especial neste mês de novembro, junto com as ações da semana SIPAT. Entendemos que a indústria pode ser um exemplo para empresas de outros segmentos”, afirma.
Domingos Rosa Filho, operador de CNC na empresa STB Aeronáutica, que já é doador de sangue, mesmo fora do seu horário de trabalho fez questão de participar do mutirão de doação de sangue. “Fazia mais de 15 anos que eu não doava sangue. Agora que surgiu essa oportunidade que a STB me ofereceu, fiz questão de vir. “A gente sabe que o sangue doamos ajuda muita gente que está no hospital precisando. É muito gratificante e não dói nada”, destaca.
Giulia Gonzales, analista de suprimentos na LTM Chicotes, que também participou da doação, comenta que o fato de o Hemocentro ter ido até o Distrito Industrial III facilitou bastante e incentivou as pessoas a se engajarem. “Muitas vezes, a gente fica limitado aos dias em que podemos ir até o Hemocentro para doar. Eu mesma tenho muita vontade, mas por conta de outros compromissos não consigo ir até lá. Essa é uma conscientização muito legal. Que sirva de exemplo para outras empresas que possam incentivar seus funcionários a fazerem essa doação de amor”, ressalta.
Amanda Lugão, da STB Aeronática, empresa que cedeu a infraestrutura onde foi realizada a ação e mobilizou parte da sua equipe para ajudar na organização da atividade, disse que fez questão de apoiar o movimento de doação para que fosse possível facilitar o acesso dos trabalhadores interessados. “Emprestamos o nosso barracão, que fica no Distrito Industrial III, para facilitar a vinda dos doadores. Isso serviu de incentivo e ficamos felizes com a participação das pessoas. Que essa iniciativa possa se espalhar para outras empresas da cidade e da região”, observou.
Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp – Regional Botucatu, fez questão de agradecer toda a mobilização e apoio da STB e sua equipe para que a ação de doação de sangue fosse possível. “Minha gratidão à Amanda e ao Sandro, da STB, que não mediram esforços para que essa atividade acontecesse. Além de ceder o espaço para a coleta, eles envolveram boa parte do time na organização e no acolhimento dos doadores. Um exemplo a ser seguido por outros empresários”, menciona.
Sobre o Hemocentro do HCFMB
O HCFMB é responsável pelo abastecimento de sangue, além do próprio HC, para aproximadamente 38 hospitais da região de abrangência. Para que não ocorra desabastecimento ou cancelamento de cirurgias, a unidade necessita de uma média de 60 doadores de sangue por dia. Porém, atualmente, essa não é a realidade do serviço. Por isso, essa é uma ação tão importante.
Texto produzido pela equipe da Assessoria de Imprensa do Ciesp (Vias Digitais)
Comentários