Imersão 2025 “O ano do cliente” é realizada pelo HCFMB

Nos dias 05 e 06 de junho, o Parque Tecnológico foi o cenário da Imersão 2025 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB). O evento reuniu servidores do Complexo Hospitalar em momentos estratégicos para alinhar ideias, promover integração e impulsionar soluções concretas para os desafios institucionais.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; pelo Chefe de Gabinete, João Henrique Castro; pelo Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp); Antonio Rugolo Junior e pelo Vice-Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção.

O Superintendente destacou em sua fala a importância da participação do corpo clínico, técnico e assistencial na Imersão 2025. “Este é um momento de discussões e reflexões sobre nossas ações atuais e sobre o futuro, para que possamos construir um HCFMB mais eficiente e focado em resultados”, disse.

Programação

O primeiro dia foi marcado pela apresentação dos resultados da Imersão 2024, que foi conduzida pela Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia G. Frazão. Logo após, a Diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI Bauru, Fabíola Leão Soares Yamamoto, falou sobre “Qual a expectativa do DRS VI em relação ao HCFMB”, seguida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas do HCFMUSP, José Luis Lira, com o tema “O desafio de gestão de pessoas em grandes organizações de saúde”.

Após a apresentação dos Projetos de Sustentabilidade pela Coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis Karina Pavão, os participantes expressaram suas opiniões e visões em uma oficina dinâmica acerca da realidade do HCFMB e de como fatores externos e internos podem interferir na evolução das práticas assistenciais, administrativas e de gestão.

Já na sexta-feira, 6, a Imersão 2025 continuou com diversas apresentações: “Contrato Individual de Resultados (CIR) e Projetos Estratégicos”, da Gerente de Planejamento Estratégico do HCFMB, Patrícia Moratelli; “Indicadores por Bonificação por Resultados”, por Patrícia Frazão; “A telessaúde no Estado de São Paulo”, pela responsável do Programa de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Balestrin; “Como a assistência pode contribuir com o faturamentо?”, com o Especialista em Saúde da USP e professor da FGV-SP, Enio Jorge Salu; “Qualidade e segurança do paciente – acreditação e alinhamento dos processos para humanização da assistência”, por Bruno Wesley Rodrigues, articulador de Humanização e Segurança do Paciente do DRS VI e Maria Cecilia Z. Curti, responsável pela Qualidade, Segurança e Humanização do SUS Paulista.

A Imersão 2025 do HCFMB ainda contou com uma detalhada explicação sobre Indicadores em saúde – DRG (Diagnosis Related Groups), uma metodologia de classificação de pacientes internados em hospitais, agrupando-os de acordo com a complexidade assistencial e o consumo de recursos e foi finalizada com as apresentações do Balanço da Oficina 360º e da Pesquisa Pré-Imersão por Fábio Suraci Picchiotti e Juliana de Cassia Quaquarini, da Gerência de Planejamento Estratégico do HCFMB, respectivamente.

Confira algumas fotos:

Realização

Superintendência do HCFMB

Gerência de Planejamento Estratégico

Departamento de Auditoria e Informações em Saúde

Gerência de Relações Institucionais

Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing

Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA)

Patrocinadores

Casa Gigetto

Senac

Torres Veiculos

Terra do Beef

Restaurante do Câmpus – Unesp

Restaurante Caipirão

Restaurante Sinhô Sinhá