HC promove mutirão de endoscopia para antecipar exames agendados até 2016

EndoscopiaO Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promove neste sábado, 25, um novo mutirão para realização de exames de endoscopia. A primeira ação desse tipo foi realizada dia 4 de julho e foram feitos 45 exames. A previsão é que neste sábado sejam realizadas mais 40 endoscopias antecipando os procedimentos agendados para os próximos meses.

Segundo Dr. Cássio Vieira de Oliveira, especialista em Endoscopia Digestiva e médico responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do HCFMB, o mutirão é realizado para adiantar a agenda de exames, que já chega até 2016. “O setor de agendamento do HCFMB convocou pacientes que estavam agendados para os meses de dezembro, novembro e outubro desse ano, antecipando esses exames. Para o mutirão realizado no dia 4 de julho e o que será realizado neste sábado, foram convocados somente pacientes de Botucatu”, ele comenta.

Entenda como é o exame de endoscopia

A Endoscopia digestiva é um exame complexo, utilizado para a detecção de diversas doenças do trato digestório. “O exame pode identificar sangramentos, tumores, úlceras ou inflamação – qualquer alteração dessa ordem será analisada. A endoscopia digestiva alta pode indicar uma série de patologias, como esofagite, gastrite, doença do refluxo gastresofágico, câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais. O exame também é indicado para a pesquisa do Helicobacter pylori, bactéria responsável pela maioria das úlceras e muitos casos de inflamação do estômago (gastrite crônica)”, explica o especialista.endoscopia1

Números do HC de Botucatu

O HC de Botucatu realiza de 250 a 300 exames de endoscopia por mês. A intenção é aumentar em 30% o número de atendimentos nos próximos meses. Conforme explica Oliveira, o mutirão é importante porque permite a diminuição no tempo que o paciente espera para fazer o exame, permitindo diagnósticos mais precoces. Durante o exame, além da detecção dos problemas citados, também é possível a coleta de material para a realização de biópsias de lesões já identificadas ou para a pesquisa de possíveis doenças e da bactéria Helicobacter pylori.

Os exames de endoscopia realizados no mutirão do HC são destinados somente para pacientes atendidos e/ou que fazem o acompanhamento diretamente no hospital. Para dar suporte a essa ação, foram convocados dois médicos, uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem e duas secretárias.

O horário de atendimento será das 7h30h às 17h, sendo que os pacientes já foram previamente convocados para realizarem o exame nesta data. Serão realizados mais dois mutirões, em agosto, nos dias 8 e 22.  “A partir de setembro, com a previsão de aumento do número de funcionários no setor, pretendemos abrir novas agendas, diminuindo a necessidade da realização dos mutirões”, acrescenta Oliveira.

4toques comunicação – Assessoria de Comunicação e Imprensa