HC, FMB e Fatec promovem integração e reafirmam parceria para curso de Radiologia

No último sábado, dia 25, foi realizada, no piso térreo do Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), uma manhã de integração com a presença de dirigentes, docentes e monitores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec) e da FMB.

O curso de Tecnólogo em Radiologia da Fatec Botucatu – o mais procurado da instituição no Estado – possui, desde 2010, uma parceria com a FMB (responsável pela docência) e com o Hreuniao Fatec (2)CFMB, que é cenário onde são realizadas as disciplinas práticas do curso, com laboratórios, estrutura física e tecnológica, além de ceder monitores para acompanhar as atividades dos alunos, visando sempre a excelência na formação dos futuros profissionais.

As disciplinas ministradas nas dependências do HCFMB são: Litotripsia, Radiologia, Tomografia, Ressonância, Radioterapia, Densitometria Óssea, Mamografia, Ultrassom, Medicina Nuclear, Radiologia Vascular e Neurorradiologia.

A cada dois anos, há um evento de integração para promover as atividades e a parceria entre essas três instituições cujo convênio foi renovado em janeiro deste ano. Para a sua execução, há uma verba específica, repassada pelo Centro Paula Souza.

A ideia surgiu em meados de 2005, por um desejo do Dr. Jose Morceli, docente da Radiologia, em criar um curso junto a FMB, o que não foi possível. Porém, após muito empenho do professor, a Fatec teve interesse, formatou e criou este curso, sendo aprovado pelo Centro Paula Souza, pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo e pelo Ministério da Educação.

O grande papel do HCFMB nessa parceria está relacionado ao resultado final do profissional no mercado, pois muitos egressos do curso estão nos primeiros lugares em processos seletivos para a área de Tecnólogo em Radiologia, em várias regiões paulistas. Isso confirma o bom resultado do curso, que possui o formato de disciplina prática – ao invés de estágio – e que obteve nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2013.

Mariana Andrade – Assessoria de Comunicação e Imprensa

Vivian (2)