Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Botucatu divulga programação para a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Entre os dias 1º e 8 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pela WABA – World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) simultaneamente, em 130 países. Com o tema “Amamentação e Trabalho – para dar certo o compromisso é de todos”, a SMAM de 2015 quer ressaltar a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação.

Com uma programação diferente dos anos anteriores, em 2015 o Banco de Leite “Marineuza Nunes de Souza”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), sai às ruas da cidade para conscientizar toda a população sobre a importância da amamentação, a fim de divulgar a causa e, principalmente, informar sobre a Doação de Leite Materno.

No dia 1º de agosto, será realizada uma caminhada a favor do Aleitamento Materno, saindo da Praça Emílio Pedutti – no Centro -, às 10h, em parceria com alguns grupos de mães da cidade, para expor a real necessidade de amamentar e de doar o leite. No mesmo dia, será aberta, no Shopping Botucatu, a primeira exposição de fotos, que retrata o momento em que mãe e filho entram em sintonia no momento da amamentação.

Durante a semana, na quarta-feira dia 5, às 10 horas, será oferecida, também no Shopping Botucatu, uma sessão de cinema para um público especial: mães e bebês. Na ocasião, o ambiente estará mais claro e o som, mais baixo, características importantes para que as mamães e seus pequenos sintam-se mais confortáveis.

A Blitz do Aleitamento e da Doação de Leite será feita no dia 4, em frente à Catedral Metropolitana de Botucatu, a partir das 12 horas, para alertar os motoristas da cidade sobre a importância da amamentação e da Doação de Leite Humano, para que os bebês cresçam com saúde.

Para encerrar a semana, nos dias 6 e 7, será promovido, no Anfiteatro da Patologia do HCFMB, um curso de Sensibilização para o Aleitamento Materno, voltado para profissionais da área da saúde e alunos da Graduação e Pós Graduação de áreas afins. Este evento será oferecido em duas turmas: no dia 6, das 13h30 às 18 horas, e no dia 7, das 8h às 12h30.

Sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Desde sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde – OMS tem, entre suas ações, aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, como resultado de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, concebeu-se um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores da amamentação de vários países, dentre eles, o Brasil.

O documento, chamado “Declaração de Innocenti”, apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada, em 1991, a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou, no ano de 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ela ocorre em 130 Países e, oficialmente, é celebrada de 1º a 07 de agosto. A WABA define, a cada ano, um tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País, a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder e com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

O Hospital das Clínicas apóia essa causa e, além disso, oferece uma sala exclusiva para as funcionárias que são doadoras de leite materno fazerem a ordenha.

11811573_1025589760793266_2227854527967851383_n