Na tarde da última quarta-feira, 6, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu uma palestra sobre Inteligência Artificial aplicada à gastroenterologia: câncer de esôfago e barrett’s, no Anfiteatro da Patologia.
Realizado pela Superintendência do HCFMB e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), o evento contou com a participação de servidores assistenciais, administrativos e membros do corpo clínico da instituição.
Em sua palestra, o professor titular do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, João Paulo Papa, abordou o uso de técnicas de inteligência artificial para distinguir duas enfermidades que possuem certas características em comum, como barrett’s e o câncer de esôfago, a partir de um projeto realizado com pesquisadores da Alemanha.
“A área médica é um dos temas em que costumamos trabalhar e não há como negar que a Inteligência Artificial está revolucionando os processos, principalmente em questões assistenciais. Acredito que é necessário haver uma sinergia, uma colaboração entre o computador e o ser humano, ou seja, não simplesmente usar os algoritmos, mas entender o porquê das informações para uma opinião mais contextualizada. O interesse dos hospitais em trazer esta discussão já é um grande passo para aprimorar as suas práticas assistenciais”, disse o especialista.
O evento integra uma série de iniciativas do HCFMB para incluir novas tecnologias em sua área assistencial, buscando sempre a inovação tecnológica na área da saúde. “Ficamos muito felizes com a presença do professor e esperamos estabelecer ainda mais parcerias para ajudar o Hospital”, afirmou a docente e pesquisadora Silvia Regina Rogatto, responsável pela implantação do projeto de Inteligência Artificial no HCFMB.
Comentários