O mês de julho é dedicado à conscientização e ao combate do câncer de cabeça e pescoço. A campanha Julho Verde, que completa uma década no Brasil em 2025, tem o objetivo de informar a população sobre os sinais e sintomas da doença, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, capaz de elevar as chances de cura em até 90%.
A partir disso, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) promoveu, na última quinta-feira, 10 de julho, o IV Encontro Julho Verde – Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, organizado pelo Serviço de Fonoaudiologia e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) com o intuito de promover conhecimentos sobre cuidados básicos da saúde e qualidade de vida dos pacientes com câncer de laringe.
Realizado na Central de Aulas da FMB, o encontro reuniu pacientes, familiares e profissionais de saúde. A programação incluiu palestras e oficinas que abordaram as definições do câncer de cabeça e pescoço e seus fatores de risco, além de orientações sobre a alimentação saudável durante o tratamento, os cuidados orais, a relevância da atividade física e o desenvolvimento da comunicação e expressividade para pacientes laringectomizados totais.
Simbolizando a importância do cuidado humanizado e do empoderamento do paciente ao longo de seu tratamento, a apresentação de um coral formado por pacientes laringectomizados do HCFMB encerrou as atividades do evento.



Comentários