A IV Imersão dos Gestores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizada na última semana, reuniu diretores e gerentes do Complexo na Pinacoteca “Fórum das Artes “para analisar os resultados de 2021 estabelecer prioridades de gestão para 2022.
Com duração de três dias, o evento analisou e discutiu as ações realizadas pelas áreas neste ano. A Imersão colocou em pauta temas fundamentais para o planejamento do próximo ano, como Espaço Físico; Obras e Infraestrutura; Informática e Desenvolvimento Tecnológico; Recursos Humanos; Comunicação; Política da Qualidade e Integração da Assistência.
Coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Luiz Caldas Junior, o planejamento da IV Imersão foi iniciado há dois meses. O processo envolveu um trabalho prévio em diversas áreas do hospital com reuniões presenciais, alinhando situações, problemas e principais estratégias de cada setor. “O momento foi muito importante para estabelecer uma pactuação sobre as grandes estratégias para 2022, com o apoio de todas as áreas”, diz Caldas.
A programação do evento teve início com os trabalhos e avaliação das ações realizadas em 2021. Durante a IV Imersão, foram realizadas apresentações e períodos para discussão dos eixos principais previamente definidos na fase inicial.
O primeiro dia foi marcado pela apresentação da dinâmica da reunião e discussões sobre o que foi feito e o que não foi possível fazer neste ano na Assistência, pela Dra. Érika Ortolan; no Financeiro, pelo Dr. João Henrique Castro e na área de Recursos Humanos, por Eduardo Rogatti. A importância da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD foi colocada em pauta por Marcelo Martins, diretor do CIMED do HCFMB.
A importância das parcerias entre o HCFMB, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e a Famesp em 2021 foi abordada pelo Chefe de Gabinete, Dr. José Carlos de Souza Trindade Filho.
A necessidade de reposição de funcionários em áreas que atuam com alta demanda, a capacitação dos servidores e demais assuntos foram discutidos no eixo Recursos Humanos, apresentado por Eduardo Rogatti. A Comunicação e a interação entre as áreas foi explanada por Bruna Fioruci; já a dinâmica da Política da Qualidade, por Juliana Oliveira.
A Diretora de Assistência, Dra. Erika Ortolan, destacou como integração é importante quando se fala em Assistência. Dra. Silke Weber, diretora do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), colocou aos participantes a estrutura atual do HEBo, e sua necessidade urgente de financiamento próprio para otimização da assistência regional.
Dr. André Balbi, Superintendente do HCFMB, falou sobre a visão geral do ano de 2021 e principais projeções para 2022, como a consolidação do avanço financeiro e a melhoria contínua da assistência. “A realização da IV Imersão foi fundamental para extrair o máximo de ideias e recursos em conjunto com a equipe. Acredito na transparência e no compartilhamento como as melhores formas de se realizar uma boa gestão. O evento mostrou que todos nós somos menores que a importância do HCFMB”, finaliza.
Estrutura da IV Imersão de Gestores do HCFMB
Eixo 1 – Espaço físico, Obras e Infraestrutura – Rafael Athanázio
Eixo 2 – Informática e Desenvolvimento Tecnológico – Marcelo Martins
Eixo 3 – Recursos Humanos – Eduardo Rogatti
Eixo 4 – Comunicação – Bruna Fioruci
Eixo 5 – Política da Qualidade – Juliana Oliveira – Núcleo de Gestão da Qualidade
Eixo 6 – Integração da Assistência – Erika Ortolan e Silke Weber: HEBo
Organização
Coordenação: Augusto Albano – Gerência de Relações Institucionais e Prof. Antonio Luiz Caldas Junior.
Coordenação Geral: Prof. Assoc. André Balbi – Superintendente do HCFMB
Secretária: Erika Fabíola
Fotos: Eliete Soares
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