Junho Vermelho começa com solidariedade e aprendizado no Hemocentro do HCFMB

Além das festas juninas e da celebração dos namorados, o mês de junho possui mais um marco significativo: a conscientização sobre a importância da doação de sangue, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 14.

Para marcar este mês, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebe e realiza diversas ações que valorizam este gesto de amor que pode salvar até quatro vidas em apenas uma doação. “Durante o mês de junho, o Hemocentro do HCFMB trabalhará a conscientização para a campanha Junho Vermelho, reforçando a importância de uma sociedade solidária, que é essencial para a vida de alguém”, enfatiza Andrezza Belluomini Castro, Gerente do setor.

No primeiro dia de junho, a equipe do Hemocentro esteve presente no Colégio Liceu Anglo Botucatu realizando uma palestra para os alunos e incentivando-os a serem doadores no futuro. Alba Cristina Albano, enfermeira técnica responsável pela coleta de sangue no Hemocentro e palestrante do dia, elogiou o empenho dos alunos em colaborar com a manutenção dos estoques de sangue.

“Mesmo eles não podendo fazer efetivamente a doação, os alunos fizeram um lindo trabalho, produzindo artes, bottoms, projetos sobre o assunto e ainda conscientizando os pais e a comunidade próxima à escola. Esta iniciativa foi maravilhosa e espero que inspire mais escolas a fazerem o mesmo”, reforça.

Já na última sexta-feira, 2, integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) se dirigiram até o Hemocentro para realizar a doação de sangue, sendo alunos que estão em um Curso de Formação de Guarda Civil Municipal, além de alunas de Itatinga e de São Manuel.

O Comandante Geral da GCM, Sr. Leandro Carreira Destro, esteve presente na ocasião e, como também doador de sangue, reforça a importância deste gesto. “Os Guardas se unem para, de forma organizada, colaborar com essa prestação de serviços à cidade. É um gesto digno e humanitário deles que incentiva a quem nunca doou sangue a colaborar com quem mais precisa, salvando vidas”, finaliza.