Março amarelo: documentário “Below the Belt” reúne centenas no Teatro Municipal de Botucatu

Mais de 250 pessoas participaram da exibição do documentário internacional “Below the Belt” na última quinta-feira, 27, no Teatro Municipal de Botucatu. A iniciativa fez parte da programação do “Março Amarelo”, mês mundial de conscientização sobre a endometriose, e foi organizada pelo Setor de Endoscopia Ginecológica e Planejamento Familiar, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/Unesp, em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e Prefeitura Municipal de Botucatu, através das Secretarias de Saúde e Cultura.

Com produção executiva de Hillary Clinton, Rosario Dawson, Corinne Foxx e Mae Whitman e dirigido pela premiada diretora Shannon Cohn, o filme mostra a dificuldade no diagnóstico e tratamento da endometriose, condição que afeta uma em cada 10 mulheres em idade reprodutiva no mundo todo e que causa dor crônica, irregularidades menstruais, infertilidade e outros sintomas.

Para o docente da FMB/Unesp e médico ginecologista e obstetra do HCFMB, Daniel Dias, o evento “apresentou um público significativo que demonstrou o tamanho da demanda e do interesse de toda a sociedade em discutir o tema”.

Na ocasião, além da exibição do documentário, as pessoas puderam tirar dúvidas e dar depoimentos sobre a própria vivência com a endometriose. “Atingimos o objetivo da campanha que era dar visibilidade à doença e propor uma discussão sobre a possibilidade de desenvolvermos políticas públicas em atenção às mulheres com dor pélvica crônica e endometriose”, finaliza Daniel.