O médico Danilo Martins, do Time de Resposta Rápida do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) encontrou-se, recentemente, com a principal referência mundial médica nesta especialidade, o australiano Daryl Jones, dentro de um estágio de capacitação propiciado pelos programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).
Aluno de Doutorado do programa de Pós-Graduação de Fisiopatologia em Clínica Médica da FMB, Danilo conta que esta oportunidade surgiu a partir do programa de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamado de CAPES-PrInt, que oferece bolsas de estudos para alunos de pós-graduação e docentes realizarem estágios fora do país como, por exemplo, capacitações e doutorados sanduíche.
“Com a ajuda da disciplina de Clínica Médica Geral e, especialmente, da professora Paula Gaiolla e do Time de Resposta Rápida, entrei em contato com o médico e pesquisador Daryl Jones para solicitar a visita e realizar o estágio de capacitação. A equipe da Austrália aceitou e me recebeu muito bem. Fiquei lá de agosto a outubro deste ano, observando e aprendendo sobre Sistemas de Resposta Rápida no hospital Austin Health, localizado em Melbourne”.
Com mais de 20 anos de atuação, o TRR do hospital australiano é o local atualmente que mais realiza estudos sobre a área de Sistemas de Resposta Rápida (SRR) hospitalares. Além disso, a instituição apresenta baixa incidência de paradas cardiorrespiratórias e de eventos adversos nas enfermarias.
Danilo acredita que essa oportunidade criou um vínculo importante entre o TRR do HCFMB e a equipe australiana. “A experiência e a vivência trouxeram insights para colocar em prática em nosso Hospital. Além disso, essa parceria trouxe oportunidades de trabalho em conjunto que podem trazer melhorias ao HCFMB”.
Comentários