Nesta quarta-feira, 17, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data responsável pela origem da campanha Novembro Azul, criada para mobilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Aproveitando a data, a Unidade de Internações e Altas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu, nesta tarde, a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) para uma conversa sobre o tema com os pacientes que aguardavam internação e seus acompanhantes. A ação foi uma parceria entre o NIR e o Núcleo de Atendimento ao Paciente.
A enfermeira Aldrey Candida Alvarez Maranho apontou os principais sinais e sintomas, formas de tratamento e reforçou a importância dos exames periódicos, além de abrir espaço para dúvidas dos pacientes. “A ação realizada hoje contemplou os pacientes e acompanhantes que permaneciam na Unidade de Internações e Altas do HCFMB, trazendo a importância das medidas preventivas e do diagnóstico precoce”, apontou Luana Bassetto Martin, Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Paciente.
Além das explicações, houve também a distribuição de panfletos com orientações sobre o assunto. “O Câncer de Próstata é o segundo mais frequente em homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As campanhas de conscientização são importantes para as orientações sobre os sintomas, fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento”, afirma o enfermeiro e Coordenador do NIR, Luiz Alberto de Souza Morais.
Janaina Cristina Celestino Santos, Gerente de Relacionamento e Internações do HCFMB, destacou a importância da iniciativa. “A união dos Núcleos, voltada ao cuidado com os pacientes na sala de espera, é uma parceria que vem dando certo. Os pacientes ficam menos ansiosos e recebem informações de temáticas importantes enquanto aguardam, podendo ser multiplicadores do conhecimento para seus familiares e amigos”, encerrou.
Comentários