Novas gestões das CIPAs do HCFMB e da Famesp foram empossadas

No mês de dezembro, foi realizado o treinamento e a cerimônia de posse da Gestão 2025/2026 das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e da Rede Lucy Montoro de Botucatu.

A cerimônia contou com a presença do Chefe de Gabinete do HCFMB, João Henrique Castro, da Gerente de Recursos Humanos da Famesp, Valquíria Aparecida Bazzo da Cunha e da Coordenadora dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp), Camila Polo Camargo da Silva.

Antes da posse oficial, nos dias 9 e 10 de dezembro, houve um treinamento de capacitação nos trâmites da Norma Regulamentadora (NR) 05, da Portaria MTB 3.214 de 8 de junho de 1978, a qual rege a constituição da CIPA e descreve seu funcionamento e trabalhos desenvolvidos.

Dentre os temas abordados, destacaram-se o funcionamento da Comissão, as principais legislações trabalhistas e previdenciárias, noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive os riscos psicossociais e noções sobre o combate ao assédio moral e sexual.

Além dos profissionais do SESMT HCFMB/FAMESP, alguns convidados palestraram sobre os seguintes assuntos:

  • “Felicidade como estratégia – A ciência por trás do bem-estar nas organizações”, pela Chief Happiness Officer Karla Coraini.
  • Comissão de Ética e Conduta – meios de comunicação (canal de denúncia), pelo Assessor Técnico da Ouvidoria do HCFMB, Nereu Campagner Netto.

O evento foi desenvolvido pelo SESMT e contou com o apoio do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e da Escola de Educação em Saúde (EES).

Conheça os membros da CIPA Gestão 2025/2026:

CIPA HCFMB (titulares e suplentes):

Presidente: Mariana Souza Dias
Vice-Presidente: Daniele Tavares dos Reis
Secretária: Poliana Neto Batista de Araújo
Elcio Neves do Nascimento
Eliane de Campos Pereira da Silva
Érica C. Ap. Alonso Hero Galendi
Fabiana Celestino Amaral
Fernando Menegon Basso
Ilza Aparecida Costa Carreira
Jéssica Scudeller
Joana Julieta da Veiga
João Carlos Franco da Silva
Joel Junior de Moraes
Lívia Maria Ruiz Roberto
Marcela C. M. Zanqueta Vasques
Maria Izabel da Silva
Natália de Oliveira Neres
Rita de Cassia Silva
Thiago Moro Neves
Washington Luiz da Silva

CIPA Famesp (titulares e suplentes):

Presidente: Michele Oliveira Pinto da Silva
Vice-Presidente: Elioci Gomes de Souza
Secretária: Graziela Mariana Regolin
Agnaldo Antonio de Oliveira
Alexandre Rogério Marques
Ana Paula Corvino Modolo
Aparecida Luiz
Augusto César Albano
Camila Fernanda do Amaral
Carlos Alberto Alves da Silva
Célio Inácio da Silva
Cicero Vieira de Brito
Cristina Fernandes da Silva
Daniela Santana de Souza
Débora Cristina Giacobino Ferreira
Emília Talita Barbosa Rubim
Fernanda C. Leôncio Pacheco
Gisele Maria de Oliveira Silva
Jefferson L. Suman Almeida
Juliana Barbosa
Leandro Rodrigues Carmello
Lis Amanda Ramos Toso
Luan Cordella Santos
Marcos Vinicíus Mathias Botelho
Mario Nogueira Bruder
Mônica Ramos Domingues
Pablo Gomes Quintana
Paulo Henrique Ferrari Filho
Priscila Nunes Rosa
Reginaldo Marques
Reinaldo Cavalcante Flores
Rodrigo de Oliveira Lopes
Sandra Regina de S. S. Lucena
Thais Aparecida de Costa Lara
Thays de S. Gomes
Túlio Guilherme Soares Marques

CIPA Lucy Montoro Botucatu (titulares e suplentes):

Presidente: Juciele Ap. Martins dos Santos Silva
Vice-Presidente: Daiane Baldo Apolinário
Secretária: Evelin Nicoli da Silva
Bianca Machado de Avellar Pires