Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos se reúne para elaboração do Planejamento Estratégico

No último dia 17 de dezembro, na sala de reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a equipe de enfermagem do Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos sob a gerência da enfermeira Nilza Martins Ravazoli Brito, com a orientação e consultoria do Departamento de Auditoria, se reuniram para elaborar o Planejamento Estratégico referente ao ano de 2016.

Segundo Dra Maria Justina D. B. Felippe, Diretora Técnica do Departamento de Auditoria, o Planejamento Estratégico possibilita ao gestor o estabelecimento de planos de ações estratégicas para se alcançar os objetivos e metas determinadas, por meio de análises gerenciais, aumentando a produtividade com a utilização mais eficaz dos recursos disponíveis.

De acordo com Justina, o foco principal do Planejamento Estratégico a ser discutido nas três reuniões programadas para o NPDT é o desenvolvimento de uma ferramenta extremamente útil no gerenciamento dos próximos passos de atuação no HCFMB, denominada de Matriz SWOT, que significa “strenghts, weakness, opportunities and threats”, (em Português: “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”).

Dra M. Justina comenta que alguns setores do NPDT estão realizando Oficinas de Gestão desde o final de 2014 e têm apresentado dados relevantes nos resultados de seus processos, refletindo significativamente na atenção prestada aos pacientes e até mesmo na estruturação de suas atividades. Além disso, os gestores têm se mostrado muito motivados a aplicar as ferramentas de gestão proposta para cada área de abrangência.

É o que também afirma Nilza que, desde 2012, vem trabalhando com o Planejamento Estratégico com ações de melhorias gerenciais e assistenciais, com decisões antecipadas do que fazer, como fazer e quem garante melhor uso dos recursos. “As Oficinas de Mapeamento de Processo no ano de 2015, com o Departamento de Auditoria, trouxeram direcionamento e uniformização dos processos de trabalho, enriquecendo o desenvolvimento educacional dos enfermeiros no NPDT. A parceria será contínua até que todos os setores do núcleo estejam mapeados e com os processos pactuados.”, explica.