Um importante recurso destinado a funcionários públicos com vínculo de qualquer natureza (Unesp, Famesp e Secretaria de Estado da Saúde). É dessa forma que pode ser classificada a Ouvidoria Interna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB).
Em vigência desde o segundo semestre de 2024, a ferramenta tem o objetivo de receber, registrar e tratar as manifestações relacionadas ao ambiente de trabalho e às relações profissionais no âmbito da Administração Pública Estadual.
Os funcionários podem registrar na Ouvidoria Interna manifestações com as classificações: Elogio, Sugestão, Solicitação, Reclamação e Denúncia. Essas manifestações podem abordar temas relacionados ao ambiente de trabalho, tais como: elogios a boas práticas e comportamentos exemplares; sugestões para melhoria de rotinas internas e clima organizacional; violação do código de conduta do HCFMB; assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho; conflitos interpessoais ou situações de desrespeito entre colegas ou gestores; irregularidades ou situações que prejudiquem a integridade institucional; sugestões para melhoria de rotinas internas e clima organizacional; discriminação (racial, gênero, etarismo, religião, LGBTfobia, capacitismo, etc.); conflito de interesses e desvio de bem público.
Como fazer?
Os funcionários podem acessar a Ouvidoria por meio de canais de comunicação conforme preferência:
E-mail: ouvidoria.hcfmb@unesp.br
O e-mail é o principal meio de comunicação, pois é acessível a qualquer momento, sem a limitação de horário de funcionamento, discreto e sigiloso, ideal para situações que exijam maior privacidade. O recurso permite detalhamento completo da demanda pelo manifestante e o contato direto com a equipe da Ouvidoria Interna, assegurando o tratamento adequado das demandas com total respeito à confidencialidade das informações.
Sistema OuvidorSP
Site oficial: www.ouvidoria.saude.sp.gov.br/manifestacao.php/
No momento do registro da manifestação, selecione o HCFMB como órgão destinatário.
Carta
Avenida Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, S/N, Botucatu, São Paulo, CEP 18618-970
Presencial: Ambulatório de Especialidades, Térreo Lado A, segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Avanços
Para a Ouvidora do HCFMB, Sheila Luana Sales Abrantes Tancler, o investimento estratégico realizado pela Superintendência no setor amplia a capacidade de atendimento e garante um canal eficiente para as manifestações dos funcionários. “Além da chegada de novos profissionais, também foi instituído o atendimento digital por meio do e-mail institucional e criada a área de gestão de processos, monitoramento e avaliação. Esta área tem como principal objetivo a padronização dos fluxos internos na melhoria e monitoramento dos tempos de resposta e na identificação de causas recorrentes de insatisfação, permitindo a proposição de ações corretivas e preventivas de forma mais eficaz”, explica.
A iniciativa está em conformidade com a Resolução CGE nº 08, de 17 de abril de 2024, que dispõe sobre a atuação das unidades setoriais e subsetoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo do Estado de São Paulo. “Por meio do monitoramento sistemático e da análise crítica das manifestações, é possível produzir informações estratégicas que subsidiam a alta gestão na tomada de decisões”, finaliza Sheila.
A Ouvidoria Geral tem o propósito de oferecer uma escuta qualificada e humanizada, pautada no respeito e na confidencialidade. O tratamento responsável das manifestações deve fortalecer a confiança dos funcionários e contribuir para a construção de um ambiente institucional mais ético, transparente e participativo, em que todos se sintam acolhidos e seguros para se manifestar. Essa atuação, alinhada aos princípios da integridade pública, reforça o papel estratégico da Ouvidoria na promoção de boas práticas de gestão e no aprimoramento contínuo da cultura organizacional.
Comentários