Na tarde de quinta-feira, 1º de agosto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizou, no Salão Nobre da FMB, a palestra “Assédio no ambiente laboral: identificando suas formas, impactos e consequências”, voltada para gestores e servidores da instituição.
A atividade foi organizada pela Superintendência, pela Comissão de Ética e Conduta, pela Unidade de Gestão da Integridade e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).
Chefe de Gabinete do HCFMB e presidente da Unidade de Gestão de Integridade da instituição, João Henrique Castro destacou, na abertura do evento, que o assédio traz consequências não somente pessoais, mas também para as organizações. “Tenho certeza de que vamos ficar mais conscientes e preparados para contribuir na construção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e empáticos”.
O Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, agradeceu a todos os envolvidos para a realização deste ciclo de palestras. “A cultura do assédio é algo que precisa ser combatido com todas as forças e cada servidor aqui presente tem um papel essencial para que isso aconteça. Investir nosso tempo em conhecimento fará a diferença no futuro de nossas relações de trabalho”.
A condução da palestra ficou à cargo da advogada Rayssa Blumer, que destacou os tipos de assédio existentes, suas consequências e como é possível lidar com estes comportamentos, além de casos práticos. A palestrante acredita que abordar o tema do assédio é fundamental em um hospital, onde o bem-estar e a segurança de todos os profissionais são cruciais para um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. “O HCFMB é um dos hospitais públicos pioneiros na promoção da conscientização e na implementação de políticas eficazes para a prevenção e combate à violência laboral. Estou muito honrada em fazer parte deste momento tão importante”, finalizou.
Após as explicações, a Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do HCFMB e integrante da Unidade de Gestão da Integridade e Comissão de Ética e Conduta do HCFMB, Karen Aline Batista da Silva, mostrou os meios de comunicação que podem ser utilizados pelos servidores para denunciar casos de assédio.
Durante o mês de agosto, haverá mais duas reuniões com direcionamentos específicos aos gestores do Complexo HCFMB e aos servidores que compõem a Comissão de Ética e Conduta, a Unidade da Integridade e o Núcleo de Apoio Administrativo. “Os eventos que integram a consolidação do Programa de Integridade no HCFMB estão sendo preparados com muito carinho para trazer mais conhecimento aos servidores. Esperamos que todos possam aproveitar estas oportunidades e fortalecer ainda mais o nosso Hospital”, aponta Nilza M. Ravazoli Brito, presidente da Comissão de Ética e Conduta.
Comentários