Eles atuam há décadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) na área de Tecnologia da Informação (TI) – um deles está há 26 anos e o outro tem 21 anos “de casa”. Além da atividade profissional em comum, eles prezam pela qualidade de vida e bem-estar no ambiente ocupacional.
Sandro Augusto Servilha Coquemala e Leandro de Santi são funcionários do Centro de Informática Médica (CIMED) do HCFMB e adeptos do mindfulness, técnica de meditação e exercícios de tradição asiática adaptada para o Ocidente cuja ideia é ensinar a ter foco no momento presente e não nas expectativas do futuro ou nos acontecimentos do passado. Tudo com a ajuda da respiração.
O mindfulness também lança mão da gentileza e da compaixão como ferramentas terapêuticas porque promovem atitudes essenciais para a saúde e bem estar coletivos.
Em 2017, o CIMED começou a implantar a prática de mindfulness entre seus funcionários e a coordenação da atividade ficou sob responsabilidade de Leandro. Com o passar do tempo e com a adesão da equipe, Sandro realizou um curso na área e associou-se a Leandro no comando da iniciativa.
Atualmente, todas as quintas-feiras, às 8h30, durante aproximadamente 15 minutos, os dois reúnem a equipe e aplicam diferentes técnicas de mindfulness. “Com a pandemia, começamos a fazer online”, comenta Leandro.
Ainda de acordo com Leandro, “o espaço é livre” e permite que os próprios funcionários do CIMED sugiram a exibição de vídeos, façam orações e até alongamentos que auxiliem no bem-estar de todos.
Para Sandro, o objetivo de “trazer práticas do mindfulness visa aliviar a sobrecarga de trabalho dos últimos anos”. Além disso, o próprio Sandro lembra que diante dos desafios do dia-a-dia e a alta carga de trabalho há uma diretriz que ele sempre propaga para a equipe. “Vamos respirar e nos equilibrar, porque daí temos uma performance melhor”, lembra.
Além da prática de mindfulness, Sandro também se dedica ao estudo e prática da medicina bioenergética, uma técnica não invasiva aplicada através de leves toques em determinados pontos do corpo. Estes estímulos permitem que interferências associadas a condições físicas, mentais e emocionais sejam removidas. Dessa forma, o corpo consegue reestabelecer suas funções naturais de autorregulação e autocura. Sendo assim, o tratamento pode ser direcionado tanto para questões físicas como emocionais.
Benefícios do mindfulness comprovados pela ciência
. Diminui a ansiedade
. Pode prevenir a depressão
. Aumenta a satisfação com o corpo
. Melhora a cognição
. Ajuda a diminuir as distrações do cérebro
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/6-beneficios-de-mindfulness-ou-atencao-plena/
Comentários