Com o objetivo de orientar e planejar a utilização dos recursos físicos, financeiros e humanos a curto, médio e longo prazo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) tem trabalhado na elaboração do seu Plano Diretor Hospitalar, um instrumento fundamental para o planejamento estratégico e a gestão eficiente em instituições de saúde.
O grupo de trabalho instituído é coordenado pelo Prof. Emílio Carlos Curcelli, e inclui o Plano Estratégico em Saúde, como foco na reestruturação organizacional do Hospital. O projeto contempla diversas áreas, como infraestrutura, equipamentos, recursos humanos, tecnologia da informação, entre outras. “Para elaborá-lo, é necessário realizar um diagnóstico da situação atual da instituição e identificar as necessidades e demandas a serem atendidas”, explica Curcelli.
Uma das principais vantagens de se ter um Plano Diretor é a otimização dos recursos disponíveis. “Com um planejamento adequado, é possível identificar quais são as áreas prioritárias para investimento e quais devem ser adiadas. Dessa forma, garantimos que o investimento seja direcionado para aquilo que é realmente necessário”, diz.
O objetivo principal do trabalho é permitir uma gestão mais eficiente. Com as principais metas definidas pelo grupo de trabalho, é possível monitorar o desempenho da equipe e avaliar se as ações planejadas estão sendo eficazes. Também é possível realizar ajustes no planejamento de forma mais ágil, caso seja necessário.
O médico da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES), Prof. Dr. Olímpio Bittar, intera o grupo que trabalha na elaboração e implantação do Plano Diretor no HCFMB. “Nossa prioridade é a melhoria contínua e expansão da assistência ao paciente. Com a definição de metas e objetivos, é possível trabalhar para reduzir tempos de espera, aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a eficácia dos tratamentos. Tudo isso contribui para a satisfação dos pacientes e para a expansão da instituição”, explica.
A instituição do Plano Diretor é uma das principais ações do plano de gestão 2023-2026. O Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, afirma que a implantação do projeto tem como princípios fundamentais uma gestão participativa, transparente, integrada e humanizada, dando continuidade ao trabalho bem sucedido das gestões anteriores. “A ideia é delimitarmos o cumprimento das normas e regulamentações do setor de saúde, para que o nosso Hospital esteja sempre preparada para as exigências dos órgãos reguladores, otimizando sua assistência e a utilização de seus recursos”, finaliza.
O grupo de trabalho para a execução e implantação do Plano Estratégico em Saúde e elaboração do Plano Diretor Hospitalar é composto pelos seguintes membros:
– Dr. João Henrique Castro, Chefe de Gabinete
– Prof. Dr. Olímpio Bittar, médico da SES
– Patrícia Guarnieri Frazão, Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde e equipe
– Thais D’Ávila Zucari Bovolenta, Coordenadora do Núcleo de Produção e Informação em Saúde e equipe;
– Elaine Joaquim, Gerente de Faturamento, Produção e Informações em Saúde e equipe
– Juliana da Silva Oliveira, Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade
– Patrícia Potiens Martins Paschoalotti, Gestora do Núcleo de Arquitetura da GEA
Comentários