Um dos grandes desafios do mundo moderno é manter uma alimentação saudável de forma prática, em meio à correria do dia-a-dia. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), quem passa pelo corredor central, ao lado da Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND), observa um jardim aromático que serve de incentivo para esta busca.
Implantado em julho do ano passado, o pequeno espaço apresenta mudas de diversos temperos, como: manjericão, capim cidrão, hortelã, alecrim, guaco, pimenta dedo-de-moça e ora-pro-nobis.
De acordo com a Gerente da área, Marina Nogueira Berbel Bufarah, a ideia surgiu a partir de um levantamento de projetos da GTND. “Anualmente, conversamos com as áreas sobre quais ações poderíamos fazer e cada Núcleo desenvolve a sua ideia. O Núcleo de Produção de Refeições trouxe a intenção de criar o jardim e prontamente apoiamos esta causa, pois sempre pensamos em deixar este local mais bonito e útil para todos”.
Envolvida com a causa da alimentação sustentável há muito tempo, a nutricionista do HCFMB Cláudia da Motta Nanzer foi uma das idealizadoras do projeto e explica que os temperos são utilizados em refeições oferecidas no Refeitório e que muitos funcionários e pacientes, ao passarem pelo jardim, solicitam uma muda para replantar. “Com a plantação das ervas aromáticas, o intuito é mostrar, de uma forma simples e prática, que é possível otimizar espaços pequenos em prol de uma vida mais saudável”.
A concepção e manutenção do jardim tiveram a participação de vários funcionários do Setor de Produção de Refeições que, nos momentos de intervalo do trabalho, se dedicam para deixar a chamada “farmácia natural” mais bonita. “Outros setores do Hospital também foram essenciais para o andamento do projeto, como a Jardinagem, que sempre nos auxilia com os cuidados e preparou o espaço para a plantação”, aponta a nutricionista Caroline Barros, coordenadora do Núcleo de Produção de Refeições.
O jardim aromático também teve o apoio do Banco de Alimentos de Botucatu, que doou todas as mudas para o projeto. “Realizamos estas doações para incentivar o consumo dessas ervas, já que a procura tem crescido cada vez mais. Como já temos nossa espiral de ervas, conseguimos montar as mudas e fazer as doações. Alguns temperos possuem formas fáceis de propagação, o que incentiva a plantação também nas casas”, relata Mariele Coletti Coral, nutricionista responsável pelo Banco de Alimentos.
Marina afirma ainda que há a intenção de estender o projeto para outros ambientes do HCFMB. “Os frutos desta iniciativa são muito positivos. Parabenizo a iniciativa de todos em cuidar do ambiente de trabalho, da alimentação e da saúde, que é o nosso bem mais precioso”, encerra.
Comentários