Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a visita do Prof. Jeffrey Pufahl, Consultor de Artes na Saúde afiliado à Rutgers University, nos Estados Unidos.
O objetivo da visita foi reunir-se reuniu-se com docentes do HCFMB e da FMB/Unesp para discutir possíveis parcerias voltadas à integração entre Artes e Saúde. Sob coordenação da Diretora de Assistência do HCFMB Silke Weber, o professor participou de reuniões para tratar de futuros projetos envolvendo o uso das artes junto a docentes, funcionários e pacientes.
“A arte tem um papel fundamental no processo de humanização dentro do hospital. Ela não apenas transforma o ambiente físico, tornando-o mais acolhedor, como também fortalece os vínculos entre os profissionais e os pacientes”, explica Silke.
A visita incluiu áreas do HCFMB onde a arte usada como ferramenta de cuidado pode promover um amplo espaço de escuta e sensibilidade. “Isso reflete diretamente na qualidade do ambiente de trabalho, melhora a interação entre os profissionais da saúde e contribui para uma integração mais verdadeira entre paciente e equipe”, diz a Diretora de Assistência.

Para o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, a parceria vai além do cuidado assistencial. “Acreditamos que cuidar vai muito além do tratamento clínico: envolve também o bem-estar emocional, o respeito e o olhar humano em cada encontro dentro do HC. Nosso agradecimento ao Professor Jeffrey e a todos os envolvidos neste projeto por sempre buscarem inovar nas formas de cuidado e humanização”, afirma.
Além de dialogar com os organizadores do Grupo de Teatro Siriema, que atua na divulgação científica por meio das artes cênicas, e com os “Doutores da Alegria”, organização sem fins lucrativos que leva humor e acolhimento a pacientes hospitalizados, a comitiva também se reuniu com as professoras Tarcila Lima da Costa, vice-diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC/Unesp – Bauru); Vania dos Santos Nunes Nogueira, professora do Departamento de Clínica Médica da FMB e Manuella Pacifico de Freitas Segredo, Chefe do serviço de Oncologia e de Oncologia Pediátrica do HCFMB, para a discussão de propostas de projetos conjuntos.
Comentários