Programa Inspire retoma atividades em 2025

Equipe de saúde responsável pelo Programa

Desenvolvido pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) e pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), o Programa Inspire retorna suas atividades no dia 8 de fevereiro com o objetivo de promover mais qualidade de vida à população.

Para participar da ação do dia 8 de fevereiro é necessário agendar previamente na Função Pulmonar do HCFMB pelo WhatsApp (14) 99756-4525. Os interessados devem deixar o nome e telefone de contato para que seja incluída a avaliação da condição respiratória.

O Programa visa rastrear, diagnosticar e tratar doenças respiratórias crônicas, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de abordar o tabagismo ativo, integrando os pacientes ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, reconhecido como referência no Estado de São Paulo e produtor de diversos estudos sobre os riscos do tabaco.

“Neste dia são atendidas até 40 pessoas, com avaliação multiprofissional e médica, realização de exames diagnósticos especializados, como a espirometria. Aqueles que preenchem critérios para rastreio de câncer de pulmão, são convidados a participar do programa de rastreio com a realização de tomografia de tórax”, explica a médica pneumologista do HCFMB e coordenadora do Programa Inspire, Suzana Tanni.

Expansão e aperfeiçoamento

Ao longo de sua vigência, o Programa Inspire identificou inúmeros pacientes com doenças pulmonares, os quais necessitam de seguimento multidisciplinar devido à complexidade diagnóstica e de tratamento.

Em virtude desta peculiaridade, recentemente houve a incorporação de tecnologia diagnóstica para ser utilizada via endoscopia respiratória. Trata-se da criobiópsia – procedimento realizado no Centro Cirúrgico do HCFMB que possibilita a biópsia de tecido pulmonar com menor risco de complicações em comparação aos procedimentos padrões de biópsia em tórax aberto.

“Este equipamento importado, garante mais uma tecnologia para melhorar a qualidade de assistência aos pacientes assistidos no programa e também para aqueles que são referenciados para avaliação especializada”, complementa Suzana.

Novo equipamento

O HCFMB realizará um curso no dia 4 de fevereiro com um professor de endoscopia respiratória externa para demonstrar todos os processos envolvidos no exame. “A equipe do HCFMB já está capacitada e treinada para realização deste procedimento, mesmo antes de ter a aquisição do novo equipamento”, lembra Suzana.

A aquisição do aparelho foi possível graças ao projeto de pesquisa liderado pela coordenadora do Inspire, que recebeu suporte de entidade privada para execução. “Este equipamento importado garante mais uma tecnologia para melhorar a qualidade de assistência aos pacientes assistidos no programa e para aqueles que são referenciados para avaliação especializada”, finaliza Suzana.