Valorizar os profissionais que dedicam seu tempo em exercer a arte do cuidado. Este foi o objetivo das atividades realizadas no Complexo Autárquico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) durante toda a semana, em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, lembrado em 12 de maio.
As comemorações se iniciaram na segunda-feira, 13, com um dia repleto de atividades no Salão Nobre da FMB, realizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – seção São Paulo (Aben-SP), pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e pelas Gerências de Enfermagem, de Relações Institucionais e de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB.
A mesa de abertura contou com a presença da Vice-Presidente do Coren São Paulo, enfermeira Ana Paula Guarnieri; do Chefe de Gabinete do HCFMB, João Henrique Castro; da Gerente de Enfermagem, Darlene Bravim Cerqueira; da chefe do Departamento de Enfermagem da FMB | Unesp, Milena Temer Jamas; da Diretora Executiva do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), Nilza Martins Ravazoli Brito; da Gerente de Enfermagem do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Bárbara Priscila Nery Lopes; da Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC Botucatu, Natalia Eduarda Furlan; coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Galileu, Maria Justina Dalla Bernadina Felippe e as enfermeiras Denise Cristina dos Santos e Luciana Cristina Parente, respectivamente representando o CAIS Cantídio de Mora Campos e o Centro de Saúde Escola, unidade auxiliar da FMB | Unesp.
Com o tema central “O Impacto das Tecnologias para o Futuro da Enfermagem: Formação, Ética e Cuidado”, a palestra magna foi realizada pela própria Vice-Presidente do COREN-SP e, posteriormente, a enfermeira especialista em Oncologia, Coaching Integral Sistêmico e Analista de Perfil Comportamental, Dyanna Cardoso, motivou o público presente com o tema “Desperta, Enfermagem!”.
Depois do almoço, houve um talk-show sobre o impacto das tecnologias e das mídias sociais na Enfermagem, com a moderação da coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Galileu, Maria Justina Dalla Bernadina Felippe, e que abordou os seguintes temas: “Vivência da enfermagem oncológica na rede social”, com a enfermeira Talita Oliveira de Lima; “A utilização da telenfermagem na pesquisa de Enfermagem”, com a professora Marla Andréa Garcia de Ávila; e “Conexões reais – marketing e presença digital para profissionais de Enfermagem”, com a Conselheira Enfermeira Bruna Busnardo.
A parte cultural do evento ficou a cargo do Coral Canto & Encanto da FMB | Unesp, que apresentou um repertório de canções populares, e o SENAC Botucatu também participou do evento, com sessões de auriculoterapia, estética, reflexologia e um espaço multiverso em que os participantes puderam conhecer a história da Enfermagem e participar de ações virtuais interativas. Encerrando as atividades, houve um sorteio de brindes.
As atividades tiveram o apoio dos seguintes parceiros: Centro de Atenção Integral à Saúde “Prof. Cantídio de Moura Campos”, Centro de Saúde Escola, Coral Canto & Encanto, Faculdade Galileu de Botucatu, Famesp, Hospital Estadual Botucatu, SARAD e SENAC Botucatu.
Atividades no Hospital Estadual Botucatu
Na quinta-feira, 16, os profissionais de Enfermagem do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) receberam uma singela lembrança pela data, elaborada em parceria com o Grupo Arte & Convívio, e participaram de momentos de autocuidado, com sessões de massagem relaxante e de quiropraxia, ministradas, respectivamente, pela enfermeira Miriam Nóbrega e pela fisioterapeuta especialista em quiropraxia, Ana Paula Bueno. O Instituto Embelleze também esteve presente, realizando design de sobrancelhas, tranças e esmaltação.
Comentários