Sensibilização ao aleitamento materno foi realizada no HCFMB

Em todos os anos, no Brasil, o mês de agosto é dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, prática importante para o desenvolvimento das crianças, principalmente quando estão em seus primeiros meses de vida, e a importância da doação de leite humano.

Como forma de celebrar este mês conhecido como Agosto Dourado, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) recebeu, na quarta-feira, 28, o evento de Sensibilização ao Aleitamento Materno, promovido pelo Banco de Leite Humano (BLH) – Gerência Técnica de Nutrição e Dietética e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), com o apoio do Departamento de Pediatria da FMB | Unesp.

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor do Departamento de Apoio à Assistência, Cláudio Lucas Miranda; pela Gerente Técnica de Nutrição e Dietética do HCFMB, Marina Nogueira Berbel Bufarah, pela médica do BLH, Simone Manso de Carvalho Pelícia, e pela nutricionista responsável técnica do Banco de Leite Humano, Angélica Almeida.

Marina explicou que o leite humano é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis, segundo o Ministério da Saúde, e destacou algumas ações realizadas pelo Hospital para incentivar o aleitamento materno, como as salas de apoio disponíveis no HCFMB e no Hospital Estadual Botucatu (HEBo). “Cada um de nós pode contribuir para o aleitamento materno, direta ou indiretamente, compartilhando informações sobre o tema e destacando o trabalho incrível da equipe do Banco de Leite, que auxilia as mães, oferecendo o apoio necessário em tudo o que envolve o aleitamento materno”.

Antes de sua fala, Cláudio fez uma homenagem ao ex-supervisor do HCFMB e ex-reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, falecido na quarta-feira, 28. Sobre as atividades do evento, o Diretor salientou os desafios da amamentação e o trabalho de todas as equipes envolvidas. “Eventos como esse trazem toda a clareza e a importância da sensibilização das mães e dos profissionais de saúde para que o aleitamento materno se mantenha por um maior período. Se conseguirmos sair hoje com esses sentimentos, o evento cumprirá o seu papel.Tenho certeza de que será uma tarde de muito conhecimento e enriquecimento pessoal para todos”.

Para iniciar as palestras da tarde, o tema “Amamentação: apoie em todas as situações” foi abordado pelo médico Moises Chencinski, Membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Pediatria de São Paulo (SPSP), criador e incentivador do Movimento “Eu Apoio Leite Materno”. Já a enfermeira da UTI Neonatal do HCFMB, Ana Paula Gobbo Calsolari, explicou como funciona o Método Canguru, política pública oficializada pelo Ministério da Saúde em 2007 e que propõe manter o recém-nascido prematuro em maior contato pele-a-pele com os pais, contribuindo para a redução de infecções, para o desenvolvimento motor e neurológico do bebê e para o fortalecimento do vínculo familiar.

Após as atividades, o espaço foi aberto para perguntas e houve o sorteio de diversos brindes, gentilmente cedidos pelos colaboradores: Aline Nogueira Cabelo & Maquiagem, Bella Paris, Casa Gigetto, Cláudia Mello Cabelo & Cia., Confiança Supermercados, Cristal Cosméticos, Di Cari, Di Carinho, dōTERRA, Espaço Rey Orquídeas, Ju Murbach Brigadeiros, Loja Colaborativa, LBGS, Lourdes Magazine, Malhas & Cia., Medela, Modas K e Rose Bello Personalizados.

O evento também teve a decoração cedida pela empresa A Especialista e um coffee cedido pelos Rotarys de Botucatu (Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Bons Ares e sua Casa da Amizade, Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu Norte), além da Associação das Famílias Rotarianas de Botucatu (AFROB).

“Agradeço a todos que possibilitaram a realização deste evento, aos parceiros que nos ajudam, a todos que auxiliam na coleta do leite nas cidades vizinhas e, especialmente, a todas as nossas doadoras que, com seu gesto de amor em forma de alimento, nutrem cada bebê internado aqui no Hospital. Falar de aleitamento materno é um trabalho contínuo, em todos os meses do ano, não somente durante o mês de agosto. Esse é o trabalho do Banco de Leite, realizado com dedicação, empenho e comprometimento”, finalizou Angélica.