Serviço de Pneumologia do HCFMB comemora 35 anos

O Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) reuniu no último final de semana servidores, docentes, residentes, ex-residentes, alunos e ex-alunos de pós-graduação, familiares e parceiros para comemorar os seus 35 anos de história.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB; Alessandro Lia Mondelli, representando o Superintendente Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; do Chefe do Serviço de Pneumologia do HCFMB, Hugo Hyung Bok Yoo e das médicas pioneiras do Serviço de Pneumologia do HCFMB, Thais Helena Abrahão Thomaz Queluz e a Irma de Godoy.

Em seu discurso, Dr. Hugo enalteceu a história do Serviço de Pneumologia. “Hoje, honramos todas pessoas que não apenas fizeram parte da história, mas que foram a história do Serviço. Com suas mãos, suas ideias e seus corações, lançaram os alicerces de tudo o que hoje celebramos”, disse.

O Serviço de Pneumologia do HCFMB foi criado em 1971, quando a disciplina foi oficialmente estabelecida dentro do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), mesmo ainda sem docente titular. No fim da década de 80, o que antes era apenas ideal, transformou-se em realidade: foram instalados os primeiros leitos e os serviços começaram a ser estruturados, dando início o início oficial, que se expandiu até os dias de hoje.

Após o descerramento da placa comemorativa, a celebração renovou o orgulho e o compromisso que sempre nortearam o Serviço de Pneumologia do HCFMB nestes 35 anos. O evento foi realizado pelo Núcleo de Eventos da Gerência de Relações Institucionais do HCFMB.

Homenageados:

Professora Emérita Thais Helena Abrahão Thomaz Queluz
Professora Titular Irma de Godoy
Vera Lúcia Gobett, pela implantação do serviço de reabilitação pulmonar.
Maria de Lourdes Pontes Benvenutto, uma das pioneiras do setor de função pulmonar, representando todos os servidores do setor.
Fabio Kendi Yamauchi, representando ex-residentes e médicos do serviço.